De olho no transito Titulo
Cadê a sinalização adequada?

Como é a sinalização no Grande ABC? É difícil chegar naquele restaurante que você ouviu falar?

Por Cristina Baddini
20/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Como é a sinalização no Grande ABC? É difícil chegar naquele restaurante que você ouviu falar e ficou louco para provar as delícias do cardápio? E chegar num parque, no hospital, no estádio, na igreja, no dentista e no teatro onde está em cartaz uma peça sensacional? Como chegamos? O Grande ABC se comporta como uma região em que os deslocamentos se entrelaçam, e aquele que ainda não se perdeu no trânsito que atire a primeira pedra.

A sinalização de trânsito é de fundamental importância para a condução segura e eficiente. Ela é tão importante que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) lhe dedicou totalmente o capítulo 7 e o Anexo 2 de seu texto para a regulamentação e orientação.

Importância da sinalização
Enquanto dirige, o motorista precisa observar um grande número de alvos em seu campo visual. Ele também deve estar atento aos outros veículos, à existência de irregularidades na pista, à presença de pedestres e ciclistas, a pontos de referência para sua localização e ao painel do seu próprio veículo. É muita coisa ao mesmo tempo. Por tudo isso, a comunicação deve ser inteligível, compreensível e transmitir receptividade, qualidade e segurança.

A clareza, a rapidez e a constância na transmissão das mensagens dependem da uniformidade e padronização. É fundamental utilizar sempre os mesmos sinais para transmitir as mesmas mensagens. E usar sempre a sinalização da mesma maneira. Uma política adequada de segurança que busque reduzir a exposição ao risco, a quantidade e a severidade dos acidentes e os danos às vítimas deve ser a meta dos nossos governantes.

As administrações municipais devem estar atentas também à manutenção da sinalização, pois dela depende a segurança de motoristas e pedestres. Placas sujas perdem a visibilidade e sua função, principalmente à noite.

A sinalização correta é um guia
A sinalização apresentada nas principais destinações urbanas do Grande ABC, principalmente nas vias de maior fluxo, é precária, confusa e praticamente inexistente, além de estar mesclada a anúncios, banners promocionais e sinalizações de outras naturezas.

O que se vê é que as autoridades de trânsito não estão observando que a sinalização deve ser perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite. O tamanho da letra deve ser adequado e visível para a velocidade indicada na via. Também está previsto no CTB que nenhuma rua pavimentada poderá ser entregue após sua construção - ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção - enquanto não estiver devidamente sinalizada vertical e horizontalmente. Todos sabemos que, muitas vezes, essa determinação é descumprida.

Programa de Orientação de Trânsito Regional
É imprescindível que os municípios da região tenham um plano de orientação de trânsito regional. A compreensão global da região e do seu sistema viário facilitaria a locomoção, ajudaria a definir percursos para o acesso às rodovias e evitaria que utilizássemos caminhos mais longos. Além disso, a sinalização deve estar sempre atualizada uma vez que ela representa a comunicação da Prefeitura com os cidadãos e, portanto, as falhas e erros são inconcebíveis. Como confiar o futuro das cidades a prefeitos que não conseguem nem sinalizar o trânsito urbano?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;