Turismo Titulo Bahia
Salvador espicha o verão
Heloísa Cestari
Com AE
25/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Bahia é mesmo incansável. Depois do fervor do Agita Verão 2010 e do interminável vai e vem de trios elétricos durante o Carnaval, os soteropolitanos se preparam agora para outro grande evento musical: o Espicha Verão, que começa sábado e prossegue até o dia 13 tendo a voz impecável de Gal Costa e o ritmo caliente dos cubanos do Buena Vista Social Club entre os destaques.

O tema do primeiro fim de semana será a Tropicália. O do segundo, as mulheres. E o terceiro exaltará a bossa-nova e o trabalho do etnólogo e fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger. Os cubanos encerrarão a festa.

"Estamos 95% acertados", diz a presidente da Bahiatursa (Empresa de Turismo da Bahia), Emília Silva, que ainda espera a confirmação de Gal Costa para o dia 6.

A primeira edição foi criada há três anos, pelo governo do Estado, quando o Carnaval caiu no começo de fevereiro. "Foi algo necessário para o setor de turismo, porque o período depois da Folia costuma ser o pior do ano para o setor hoteleiro", conta Emília. "O mercado de turismo costuma tentar combater a retração com baixa de preços e, naquele ano, a Bahia resolveu se diferenciar e apostar em produto. Fez tanto sucesso que passou a integrar o calendário do Estado, não só em Salvador, mas em outras cidades turísticas."

Na capital, o Espicha Verão é realizado na Praia do Porto da Barra, perto do famoso farol, mas não guarda nenhuma relação com o Carnaval. Nos três fins de semana depois da Folia, são realizadas mostras culinárias e de artesanato, competições e grandes shows em um palco no mar - a maioria de MPB.

A programação atraiu, em 2009, 110 mil pessoas, das quais 22 mil são turistas. O investimento, de R$ 1,4 milhão em 2009, deve chegar a R$ 1,9 milhão neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;