D+ Titulo Conta aí
Estudante é premiada com viagem ao Japão
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
16/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Shutterstock


Determinação, persistência e o gosto pela língua japonesa fizeram com que Giovanna Ferreira Nicolini, 17 anos, de Santo André, conquistasse viagem de 15 dias para o Japão. A estudante do colégio Harmonia, em São Bernardo, embarca para o outro lado do mundo na quarta-feira (19) com outros três brasileiros.“Fiquei muito feliz com a oportunidade. Será uma experiência única de estudo e de cultura”, acredita.

Para realizar o sonho, a garota participou do Programa de Língua Japonesa – seleção por meio de prova escrita, teste oral e redação – realizada pela Fundação Japão, organização ligada ao governo do país asiático que atua no Brasil, para quem estuda o idioma.

Giovanna, que não tem nenhum parente oriental, vai ficar em Osaka, conhecer três cidades e ainda morar por três dias em casa de família japonesa. “Acredito que a dificuldade será a língua por não ser fluente e a comida, já que não gosto de frutos do mar.”  A garota estuda o idioma desde a 1ª série. “No começo fazia parte da grade curricular e era voltado para a cultura do país. No Ensino Médio, as aulas eram opcionais e focadas na língua. Gostei tanto que resolvi continuar.”

O que a encanta no idioma são os ideogramas e as diferenças com o português. “Gosto dos traços, da estrutura gramatical, da pronúncia e da leitura. Por ser difícil, o segredo é a persistência em estudar e praticar muito.”
Além do idioma, a cultura do país chama atenção. “É diferente do Brasil, o que torna ainda mais interessante. Além der ser um país desenvolvido, o que mais admiro é o respeito do povo com tudo. Isso falta bastante aqui (no Brasil).”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;