Nacional Titulo
Violência faz cair expectativa de vida no Rio de Janeiro
Do Diário OnLine
17/06/2002 | 10:11
Compartilhar notícia


A violência fez com que a previsão da expectativa de vida no Rio de Janeiro crescesse apenas nove meses em 1999, enquanto que o esperado era até aumento de até três anos. Com isso, a previsão de vida de moradores do Estado é de 61 anos e nove meses.

De acordo com o estudo "Epidemiologia das Desigualdades em Saúde no Brasil", preparado pela Fundação Nacional de Saúde, o crescimento do número de homicídios no Estado reduziu a zero os ganhos em saúde com a redução da mortalidade infantil e as melhorias no tratamento de doenças como Aids, tuberculose e outras epidemias.

A pesquisa aponta que o aumento nas taxas de mortalidade externa, principalmente homicídios, se contrapõe aos ganhos da expectativa de vida masculina, decorrentes da queda da mortalidade infantil.

A expectativa de vida no Rio é uma das mais baixas do Brasil, próxima a de Estados pobres como Alagoas, Maranhão e Paraíba e longe dos Estados semelhantes em índices sociais e econômicos, como Minas Gerais e São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;