Setecidades Titulo Prevenção
São Caetano descentraliza testes para detectar a Covid

A partir de hoje, moradores contam com seis locais para identificar infecção pelo coronavírus, mediante agendamento

Joyce Cunha
Da Redação
24/05/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Os moradores de São Caetano contam, a partir de hoje, com novos locais para a realização de testes para coronavírus. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) anunciou ontem, durante live com a participação da secretária de Saúde, Regina Maura, a descentralização do serviço municipal de testagem. A medida integra pacote de ações para reduzir a alta demanda nas unidades de saúde neste período e garantir o acesso da população às orientações especializadas com maior agilidade.

“Estamos em período em que há pico de doenças respiratórias, na transição do outono e inverno. Isso é normal e acontece em todo o mundo. Temos também a Covid-19, mas graças a Deus a doença não tem trazido complicações e sem número elevado de internações e óbitos”, ponderou Auricchio.

Com as atualizações da Prefeitura, a testagem está disponível em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e centros de saúde: UBS Amélia Locatelli, UBS Dr. Ivanhoé Esposito, UBS Nair Spina, UBS Dolores Massei, Centro de Especialidades Médicas do bairro Fundação e Centro Policlínico Gentil Rstom. Mediante agendamento prévio, os moradores poderão fazer os testes para Covid-19 de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Até então, os exames estavam concentrados na UBS Caterina Dall’Anese. De janeiro até ontem, o município realizou 11.718 testes para coronavírus, dos quais 4.410 foram positivos, o que representa 37,6% do total. A rede municipal de São Caetano não registrava, ontem, internações por coronavírus.

SAÚDE REFORÇADA

Com a proximidade do período de inverno, os municípios registram aumento de atendimentos por síndrome gripal. Em São Caetano, a UBS Caterina Dall’Anese e a Carreta da Saúde registram alta no número de casos, de 2.255 em março para 3.836 em maio.

Diante do cenário de crescimento na procura hospitalar, a Prefeitura anunciou a ampliação do número de médicos e reforçou o serviço de teleorientação no Disque Coronavírus, pelo telefone 0800 774 4002, ou pela plataforma digital coronasaocaetano.org. Por meio dos canais, os moradores podem tirar dúvidas sobre sintomas e se há necessidade da busca por serviço de saúde. Também por estes canais serão feitos os agendamentos de testes para Covid-19.

MÁSCARA

O uso de máscara de proteção facial em ambientes fechados de São Caetano voltou a ser recomendado pela Prefeitura. “Recomendamos que nesse período de alta transmissibilidade pelo frio, em que ficamos em locais fechados por mais tempo, que continuemos utilizando máscaras protetivas faciais, para evitar contaminação nesses ambientes. O uso é extremamente importante nesses espaços, seja no transporte público, nas escolas e em unidades de saúde. Onde houver reunião de pessoas, é recomendado que o uso de máscara seja continuado até o fim do período de inverno”, esclareceu Regina Maura.

Durante a live, o prefeito José Auricchio Júnior também alertou sobre os baixos índices de imunização dos públicos-alvo da campanha contra a Influenza. Apenas 42,2% dos quase 78 mil moradores de grupos prioritários foram vacinados. “Nossa cobertura está baixíssima. É importante que pessoas se mobilizem par ir se vacinar. Todas as unidades de saúde estão em livre demanda para esses grupos determinados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;