Internacional Titulo
Moscou: caso de espiões presos nos EUA é infundado
Por Da AFP
29/06/2010 | 08:28
Compartilhar notícia


As prisões de supostos espiões russos nos Estados Unidos são "infundadas e mal intencionados" e recordam a época da Guerra Fria, declarou nesta terça-feira o ministro russo das Relações Exteriores em um comunicado.

"Em nossa opinião, tais ações não tem em absoluto qualquer fundamento e são mal intenciondas", afirmou a diplomacia russa.

Um pouco antes, um porta-voz do ministério considerou que existem muitas contradições nas informações sobre a detenção nos Estados Unidos de supostos agentes do SVR, o Serviço Russo de Inteligência Externa.

O SVR não se pronunciou a respeito.

Segundo o chanceler russo Serguei Lavrov, Moscou está à espera de explicações sobre a detenção desses supostos espiões.

"Não nos explicaram do que se trata. Espero que expliquem", disse Lavrov em Jerusalém, onde se encontra de visita.

Dez pessoas foram presas nos Estados Unidos por suposta espionagem a favor da Rússia, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos na segunda-feira.

Estas duas pessoas dizem ser americanas, canadenses e peruanas, segundo o texto da denúncia, que não confirma sua nacionalidade.

As dez pessoas foram presas no domingo após terem realizado uma "missão clandestina de longo prazo nos Estados Unidos em nome da Federação Russa".

No total, 11 pessoas foram acusadas em duas denúncias separadas. Nove delas são suspeitas de lavagem de dinheiro.

As dez pessoas que foram presas no domingo em Nova Jersey, Nova York, Virgínia e Massachussets deveriam se apresentar nesta segunda-feira ante um juiz federal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;