Palavra do Leitor Titulo
Internet 4G e operadoras de telefonia

A notícia de que as operadoras de telefonia Claro, Oi e TIM estavam impedidas de vender outras linhas de celulares pela Anatel...

Por Dgabc
13/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Internet 4G e operadoras de telefonia

A notícia de que as operadoras de telefonia Claro, Oi e TIM estavam impedidas de vender outras linhas de celulares pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) esteve em destaque nos últimos dias. As empresas foram surpreendidas pela decisão da agência, que determinou que fossem apresentados planos de melhoria para que as vendas voltassem a ser realizadas. A decisão teve como objetivo melhorar a qualidade do serviço de telefonia que já é utilizado. Mas como fica a internet 4G nessa história? A suspensão da venda de outras linhas e os planos de melhoria podem atrasar a chegada da internet 4G aos usuários. Ou este susto foi importante para garantir maior empenho na qualidade do 4G?

A telefonia móvel de quarta geração tem duas finalidades: maior qualidade e velocidade na transmissão de dados e levar serviços de voz e internet banda larga para as áreas rurais. Se tudo sair conforme o planejado, a velocidade do 4G no Brasil será de 10 Mbps (Megabits por segundo) e não vai haver grande instabilidade no sinal. Desta forma, o usuário poderá baixar um filme de 100 MB (Megabytes) em pouco mais de um minuto. Também será possível assistir vídeos na web sem que fique engasgando, fazer videoconferências do celular e ouvir músicas diretamente da internet, entre outras possibilidades.

No leilão realizado pela Anatel foi determinado que as empresas que oferecerão a tecnologia 4G devem cumprir algumas metas. Até abril, as operadoras devem ter conexões 4G nas cidades sedes dos jogos da Copa das Confederações - Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Já as sedes e subsedes da Copa do Mundo - São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá, Natal - deverão ter cobertura 4G até o fim de 2014. E o cronograma da Anatel ainda determina que todos os municípios com mais de 100 mil habitantes deverão ter sinal de 4G até 2016.

Os problemas atuais se devem pelo rápido crescimento da telefonia móvel no Brasil. Estudo realizado pela Huawei em parceria com a Teleco mostra que no primeiro trimestre de 2009 eram 1,5 milhão de usuários de internet móvel e no primeiro trimestre deste ano, três anos depois, o número já havia aumentado para 8,7 milhões. As operadoras devem se empenhar em oferecer bons serviços aos usuários para garantir a continuidade do serviço e em paralelo seguirão com os investimentos na 4G. No fim das contas, o usuário só tem a ganhar.

João Moretti é diretor-geral da MobilePeople.

Palavra do Leitor

Zé Roberto

José Roberto Guimarães, nosso técnico da Seleção Feminina de Volei, é exemplo! Vencedor e tricampeão olímpico, nem por isso deixou de demonstrar humildade. Competente, levou nossas moças, já quase desacreditadas, ao ouro em Londres, contra os Estados Unidos, até então imbatíveis! Temos orgulho do extraordinário treinador, que durante muitos anos morou em Santo André. Ocasião oportuna para nossas autoridades lhe concederem o título de cidadão andreense!

José Bueno Lima, Santo André

Fracasso

Mais uma vergonha nacional! Jogadores famosos, ganhando milhões de reais e ainda exigindo mais R$ 180 mil para trazer a medalha de ouro e, para variar, falharam. Muito falatório, muito marketing, muita preocupação com o cabelo, mas jogar bola, nada! E o tal Mano, que deve ser mano do Andrés, ex-presidente do Curintia, e do Ricardo Teixeira, fazendo churrasco. Ridículo!. Agora só resta esperar para ver se outra geração, em 2016, em casa, acaba com esse tabu.

Antônio José G. Marques, Capital

Resposta

Em resposta à carta do leitor José Roberto Tonetti (São Caetano, dia 8) a Secretaria de Segurança da Prefeitura de São Caetano informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que, diariamente, no local onde havia a antiga sede da Guarda Civil Municipal no bairro Santa Maria, há base móvel ou viatura da guarda fazendo o patrulhamento do bairro. A secretaria ainda informa que há viaturas setoriais percorrendo e realizando o policiamento preventivo não somente no bairro, mas em todo o município. Segundo dados do Infocrim da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em São Caetano, nos anos 2011 e 2012, houve redução de 13% no índice de roubos e furtos de veículos. Essa redução tem sido observada de forma constante desde quando a Secretaria Municipal de Segurança foi criada, em 2009.

Prefeitura de São Caetano

Podem?

Sobre propaganda eleitoral, panfletagem etc, tenho a dizer que é direito dos candidatos que sejam publicadas informações sobre suas ideias e que o povo saiba o que eles pretendem se eleitos. A Lei Eleitoral permite o uso de panfletos, banners, faixas, cartazes e cavaletes para manter o povo informado. Vivemos numa democracia e temos direito de escolher nossos governantes, pois, para isso lutamos há tempos. Precisamos dos políticos quando recorremos à Prefeitura, Justiça, construir imóvel etc. Já pensou se em todas as instâncias as coisas fossem impostas? Onde estaria a nossa liberdade de escolha? Que cada um analise o candidato que for apresentado e vote no mais coerente com as necessidades do município.

Jeremias da Silva Lírio Filho, Santo André

Violência

Os crimes passionais, de estupro e pedofilia, entre outros, não são a causa do aumento da violência no País. O jornalista não vai matar outra amante, a Suzane não vai matar os pais novamente, a mulher do japonês não vai esquartejar o próximo marido, o Nardoni não vai matar de novo a filha etc. São ações pontuais, que devem ser punidas com rigor. Por outro lado, o furto simples que se transforma em roubo, o roubo à mão armada e os sequestros, estes sim crimes realmente graves e que assustam cada vez mais a população. Todos eles são tentativas de homicídio, ou homicídio consumado, caso a vítima reaja. Nossos estrábicos legisladores, por sua vez, não conseguem, ou não querem, ver que o maior medo do cidadão é ser assaltado ou sequestrado, o que acontece cada vez mais. Dez anos para furto simples; 20 para roubo à mão armada; 30 para latrocínio etc. Todos sem remição, sem visita íntima, sem banho de sol e com trabalho forçado já seria bom começo. Em dez anos teríamos declínio enorme da violência. Talvez em 20 chegássemos ao desejável. Isso é, se tiver lugar para tanta gente.

Aimardi Perez de Oliveira, São Bernardo

Publix

Depois que a empresa de ônibus Publix, que faz a linha 107, Estação de Santo André para o Jardim Esther, em São Paulo, mudou de dono virou uma bagunça. As crianças que estudam nas escolas Américo Brasiliense e Inah de Melo, em Santo André, e entram às 7h não conseguem embarcar nos ônibus, que passam lotados. Semana passada aconteceu na terça e na quinta-feiras. Elas acabam chegando atrasadas e não podem entrar nas escolas. Agora imagine os trabalhadores, pois as empresas não querem saber o motivo do atraso do funcionário!

Sônia Maria de Araújo, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;