Memória Titulo
O exemplo que vem da noite de 30 de junho de 2004

Quem lembra é o jornalista e radialista Airton Marques...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/06/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Quem lembra é o jornalista e radialista Airton Marques: faz hoje oito anos que o futebol do Grande ABC conquistou o seu maior título, campeão da Copa do Brasil na vitória por 2 a 0 do Esporte Clube Santo André frente ao Flamengo, em pleno Maracanã. Destacamos o recado do Airton Marques, com o qual concordamos plenamente:

1 - Que a lembrança do título de 2004 seja novo alento ao atual EC Santo André em mais uma jornada que se inicia.

2 - Aliás, sempre que joga em 30 de junho o Santo André não perde. Uma boa lembrança, ainda mais se estrear nesta mesma data pela Série C - 2012.
É isso aí, Airton Marques, força Ramalhão, para frente ramalhinos e ramalhetes. O Timão conquistando a sua Libertadores, o Santo André voltando aos tempos de glória.

SANTOS DO DIA
Basilides, Emiliana, Lucina e Teobaldo. Bv. Januário Maria Sarnelli. Dia dos primeiros mártires da Igreja de Roma.
Igreja celebra a memória dos cristãos que sofreram o martírio durante a perseguição de Nero, no ano 64, os primeiros mártires da Igreja de Roma.Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Na foto, um porta-paz do século 18, em prata lavrada. Pertenceu à antiga igreja da Sé, em São Paulo. Trata-se de um quadro com imagem sacra que se passa aos fiéis em certas missas para ser beijado.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

HOJE 
Dia do Caminhoneiro e Dia do Economiário.

EM 30 DE JUNHO DE...
1722 - Parte de São Paulo para o descobrimento de minas de ouro em Goiás a bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera - mesmo apelido do pai.
1887 - Parte com destino à Europa o imperador Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina. Inicia-se a terceira regência da princesa Isabel.
2002 - Seleção Brasileira conquista o pentacampeonato do mundo ao vencer a Alemanha por 2 a 0 no Japão.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: Benny Goodman - o Rei do Swing - e orquestra; conjunto vocal The Clark Sisters e cantor Lou Rawls; amanhã: cantoras Mildrfed Bailey e Lee Wiley. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. A década de 1960: fatos marcantes e o movimento musical, com reportagens de época (quinto de uma série de sete programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Trabalhadores
325 - Mario Marcilio da Silva, 49. Residia em Ribeirão Pires. Operário da Eletrocloro.
326 - José Gomes da Costa, 37. Residia na vila da Eletrocloro, firma onde atuava.
Fonte - 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 30 de junho de 1982 - Nº 4941
Manchete - OLP é acusada de adiar fim da guerra
Grande ABC - Mendigos não serão recolhidos.
Juninas

E o mês vai chegando ao fim, mesmo que várias entidades prossigam com as festas da época. Hoje, duas dicas: a festa do Arraial do Lar Benvindo, em Santo André (cf. o cartaz) e a festa da Creche Oswaldo Cruz, em São Caetano, a partir das 12h.

FALECIMENTOS

VALDIR ZUPPARDO
(Santo André 27-12-1947 - São Paulo, Tatuapé, 23-6-2012)

Estudioso e competente em tudo o que fazia, Valdir Zuppardo tinha especial carinho ao rememorar passagens da sua história e dos amigos que granjeou no trabalho e na vida social e esportiva. Era sócio remido do Primeiro de Maio FC, com mais de 50 anos de clube.

Profissionalmente, começou a trabalhar na Willys Overland do Brasil. Em seguida, transferiu-se para a Valisère - onde conheceu a jovem Idalina de Oliveira, sua mulher. Depois, por concurso público, ingressou na Câmara de Santo André, onde permaneceu por 30 anos, ocupando o cargo mais elevado, o de superintendente, em duas legislaturas.

Valdir Zuppardo formou-se em duas faculdades: Filosofia e Letras, em Mogi das Cruzes, e Direito, numa das primeiras turmas da Faculdade de Direito de São Bernardo. "Ele foi um homem maravilhoso, bom pai e marido", conta Idalina. "Muito alegre, de raciocínio rápido, brincalhão, amigo", reforça Nelson Roberto Mazzucatto, que durante 26 anos trabalhou com Zuppardo na Câmara.

Filho de Mariano Zuppardo e Isabel Castro Zuppardo, sobrinho de João Zuppardo (o Poio) Valdir Zuppardo tinha um irmão, Vagner. Do casamento com Idalina, a filha Carolina. Agora, a partida. Está sepultado no Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires. A missa de sétimo dia será celebrada hoje, às 16h, na igreja Nossa Senhora da Salete, na Vila Helena.

SÃO BERNARDO
Masaru Ojima, 91. Natural de Registro (SP). Dia 27. Cemitério de Vila Euclides.
José Vasconcelos, 90. Natural de Carmo (RJ). Dia 28. Cemitério de Vila Euclides.
Zila Alves, 88. Natural de Guará (SP). Dia 27. Jardim da Colina.
Luiz Santana, 78. Natural de Caraguatatuba (SP). Dia 28. Cemitério da Paulicéia.

SÃO CAETANO
Leo Carini, 76. Natural de São Paulo (SP). Dia 28, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

DIADEMA
Paulo Roberto de Queiroz, 49. Natural de São Paulo (SP). Dia 28, em São Bernardo. Vale da Paz.

RIBEIRÃO PIRES
César Alves de Macedo, 36. Natural de Ribeirão Pires. Dia 28, em São Bernardo.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;