Política Titulo
Presidente do Consórcio será escolhido na 2ª
Julia Silva
Especial para o Diário
05/02/2010 | 07:42
Compartilhar notícia
Edmílson Magalhães/DGABC


O nome do futuro presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC será decidido segunda-feira. Os prefeitos das sete cidades se reúnem na sede do Consórcio para instalar a assembleia geral nos moldes do contrato de consórcio público e para eleger o novo presidente e vice-presidente.

Hoje presidido pelo prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), o Consórcio passa por mudança significativa em 2010.

Alterando a personalidade jurídica do órgão, já aprovada pelas câmaras das sete cidades do Grande ABC para autarquia, o Consórcio poderá firmar convênios de cooperação conjunta e termos para prestação de serviços.

Entre outros benefícios, a nova entidade pública pode receber recursos oriundos das esferas federal, estadual e de organismos internacionais, além de realizar licitações e contratar funcionários.

O novo estatuto do Consórcio Público Intermunicipal tem 81 artigos e foi elaborado pelo Grupo Técnico de Assuntos Jurídicos, constituído pelos secretários de Assuntos Jurídicos dos Municípios Consorciados e coordenados pela assessoria jurídica do Consórcio.

O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), é o nome mais cotado para assumir a presidência da instituição.

O chefe do Executivo de Ribeirão tem o apoio do próprio Auricchio e dos prefeitos Adler Kiko Teixeira (PSDB, Rio Grande da Serra) e Aidan Ravin (PTB, Santo André). Além disso, Volpi não deve encontrar oposição nem mesmo nos prefeitos petistas da região - Mario Reali (Diadema), Oswaldo Dias (Mauá) e Luiz Marinho (São Bernardo).

No primeiro encontro de prefeitos em 2010, em 18 de janeiro, os chefes de Executivo municipal finalizaram a peça orçamentária da entidade para este ano e o planejamento para instalação do Consórcio Público. Porém, a questão sucessória não foi discutida por conta da ausência de Mário Reali, que deixou a reunião ao receber a notícia do falecimento de sua mãe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;