Internacional Titulo
Coréia do Norte e China defendem diálogo sobre crise nuclear
Da AFP
18/02/2003 | 10:13
Compartilhar notícia


China e Coréia do Norte concordaram, durante reuniões realizadas nesta terça-feira em Pequim, que a questão nuclear na península coreana deve ser resolvida com o diálogo.

"Ambas as partes acreditam que a questão nuclear e a crise na península coreana devem ser resolvidas por meio do diálogo", declarou aos jornalistas a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhang Qiyue.

A posição comum foi reiterada por ocasião da visita a Pequim do ministro norte-coreano das Relações Exteriores, Paek Nam-sun, que se reuniu com um dos subchefes da diplomacia chinesa, Wang Yi, segundo a porta-voz.

Há várias semanas a China pressiona para que os Estados Unidos, com o qual a Coréia do Norte quer assinar um tratado de não-agressão, dialogue diretamente com seu vizinho para tentar pôr fim à crise.

Até o momento, Washington rejeitou os pedidos de Pyongyang, insistindo que esse país estalinista deve ser o primeiro abandonar seu programa nuclear.

A China, por sua vez, se pronunciou contra um debate sobre essa questão no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), pois teme que a possível votação de sanções contra Pyongyang aumente a tensão já existente na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;