Economia Titulo
Economista espera nova melhoria no rating do País
Por
30/06/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


"Podemos esperar um novo upgrade do Brasil, pois, quando se olha a trajetória brasileira em comparação à de outros países, é inequívoco o sucesso do País", avalia a sócia da Galanto Consultoria e diretora do instituto Casa das Garças, Monica Baumgarten de Bolle. O momento da elevação, no entanto, pode esperar as eleições. "É um anúncio positivo, mas não sei até que ponto esta mudança de rating sairia tão tempestivamente. Pode ser, sim, que resolvam esperar para ver um horizonte político mais bem definido."

A Fitch Ratings elevou, na segunda-feira, a perspectiva do rating do Brasil de estável para positiva e reafirmou em BBB- a classificação para moeda local e estrangeira de longo prazo. Para a decisão, a agência citou a resiliência econômica do País durante a recessão global.

Baumgarten de Bolle cita que o Brasil ainda tem desequilíbrios importantes e que estão ficando maiores. "Um deles é o reflexo da insuficiência de poupança e o impacto sobre nossas contas externas que naturalmente estão se deteriorando", diz. A economista também menciona que o ritmo do crescimento do crédito está bastante elevado, o que pode ser perigoso. "Ainda não é o caso do Brasil, mas todas as crises que estamos vendo pelo mundo são resultado de excesso de endividamento, seja do setor público ou do privado."

Mas, quando se compara a situação brasileira à de outros países, a economista avalia que é difícil dizer que o País não esteja tão bem quanto está. "A comparação internacional mostra que a fragilidade dos outros é muito evidente comparada à do Brasil."

Quanto à expansão econômica, assim como outros agentes estimam, a analista concorda que o País já está em superaquecimento. "Um sintoma evidente disso é a elevação inflacionária que vimos nos últimos meses." Mas, continua ela, o Brasil tem instrumentos para adequar o ritmo de crescimento à realidade da economia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;