Cultura & Lazer Titulo Medo
Rei do terror

Zé do Caixão, personagem emblemático
de José Mojica Marins, recebe homenagens

Por Rodrigo Mozelli
31/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Sustos. Medo. Terror. Foi por estes adjetivos que Zé do Caixão ficou conhecido. Personagem do cinema brasileiro, é interpretado pelo ator e cineasta José Mojica Marins, 79 anos, que o criou na década de 1960. Como hoje é Dia das Bruxas e Zé tem tudo a ver com a data, ele ganha mostra no MIS (Museu da Imagem e do Som), na Capital, e série de TV.

Começando hoje, às 14h, a mostra À Meia-Noite Levarei Sua Alma – proibida para menores de 16 anos – revela a trajetória artística e pessoal de José Mojica e de seu personagem. Com cerca de 400 itens variados, entre eles a roupa do Zé e cartazes de seus longas, a mostra tem curadoria de André Sturm e seleção de objetos feita por Liz Marins, filha do artista, e por Marcelo Colaiacovo, curador pessoal do artista. “Procuramos criar algo imersivo, que fizesse o visitante entrar no mundo dele”, diz Sturm.

A primeira ala é chamada de Inferno, com os ‘pecados’ de Zé do Caixão e seus objetos mais notórios, tudo em ambiente escuro. A seguir, há o Purgatório, onde só quem tem acima de 18 anos pode entrar. O local conta com banheira cheia de sangue com esqueleto, diversos cenários dos filmes de Zé do Caixão, entre outros. “A exposição está linda, incrível. Venho neste trabalho de recuperação do acervo há anos, pois meu pai confiou em gente que não devia. Foi quando o Marcelo (Colaiacovo) sugeriu guardar as demais coisas e, então, resolvemos montar a exposição. No futuro, a ideia é fazer museu, que foi o que meu pai sempre quis”, conta Liz Marins, que faz apelo para que “se alguém tiver algum objeto relevante que pertença a Marins, doe de volta”.

As atividades no MIS vão até as 6h de domingo e reservam diversas atividades culturais, além de homenagem a Marins, que estará presente. O MIS também fechou parceria com o serviço de música por streaming Spotify para, durante a mostra, apresentar playlist exclusiva com clássicos do rock e áudios com curiosidades sobre o personagem. Para mais detalhes, visite: www.mis-sp.org.br.

Outra homenagem é a série de TV Zé do Caixão, que estreia dia 13, às 22h30, no canal fechado Space. Nela, Matheus Nachterghaele incorpora Zé na trama que é inspirada na biografia Maldito – A Vida e o Cinema de José Mojica Marins com toques de ficção. “O Matheus está arrasando, não tem outra palavra para definir. Eu e meus irmãos assistimos aos dois primeiros episódios e vimos ali muito do papai”, diz impressionada Liz.

Para fechar, ela conta que está dirigindo longa que vai mais fundo na vida da filha de Zé do Caixão. “Retomamos as filmagens no início do ano e se meu pai estiver melhor (seu estado é estável e ele está lúcido, segundo ela), deve fazer aparição especial como José Mojica”, antecipa.

À Meia-Noite Levarei Sua Alma – Exposição. De hoje até 10 de janeiro. Terças e sábados, das 12h às 21h. Domingos e feriados, das 11h às 20h. MIS – Av. Europa, 158. São Paulo. Ingressos custam de R$ 5 a R$ 10 e podem ser adquiridos no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;