Setecidades Titulo
São Bernardo pode mudar trânsito no Km 18 da Anchieta
Por Kléber Werneck
Do Diário do Grande ABC
10/06/2001 | 19:17
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo deve colocar em funcionamento, em caráter experimental, em julho, uma série de mudanças no trânsito da alça de acesso do Km 18 da via Anchieta. O local é considerado pelo secretário de Serviços Urbanos, Gilberto Frigo, como o pior ponto de engarrafamento da cidade. O plano prevê, entre outras alterações, a retirada dos semáforos e pontos de ônibus para acelerar o fluxo de carros.

No pico das 7h às 8h, passam pela rua Carlos Orlando Vicentim (a alça de acesso) 1.478 veículos, segundo dados da secretaria, praticamente a metade – 47,8% – dos carros que trafegam pela Anchieta no mesmo horário. As filas chegam a ocupar quatro das seis faixas da rodovia.

O problema se agrava pela junção do trânsito que sai da Anchieta com o da avenida Piraporinha (837 veículos no pico) e Álvaro Guimarães (601 automóveis).

O projeto prevê retirar as barreiras – semáforos e pontos de ônibus – que travam o tráfego. Mas a secretaria terá de alterar o sentido de vias e “disciplinar” os vários fluxos de carros que passam pelo local, segundo Frigo.

As mudanças devem começar na própria Anchieta. Os veículos que seguirem para o Centro deverão tomar, obrigatoriamente, a faixa 1, e os que forem para os bairros Planalto e Calux, a faixa 2. Placas ao longo da rodovia irão avisar o motorista por onde seguir.

A secretaria ainda precisa do aval da Ecovias, concessionária do sistema viário Anchieta-Imigrantes, que ainda não deu o OK final à proposta.

As intervenções continuarão na rua Carlos Orlando Vicentim, que deve passar a ter só duas faixas das três atuais. A faixa central será zebrada, servindo de área de escape para os veículos com problemas. “Serão menos faixas, mas mais rápidas”, disse Frigo.

No cruzamento entre a rua Carlos Orlando Vicentim, a avenida Piraporinha e a Álvaro Guimarães acontecerão as maiores alterações. Dali, serão retirados os dois semáforos existentes – um de três fases – e os pontos de ônibus.

A avenida Álvaro Guimarães, hoje de mão dupla, passará a ter sentido único para os bairros Planalto e Calux até o cruzamento com a rua Fuad Mussa Cheid. A Fuad Mussa Cheid será aberta ao tráfego de caminhões, hoje proibido, servindo de opção no sentido bairro-Anchieta.

Frigo prevê dificuldades na adaptação dos motoristas às mudanças no início, principalmente devido a retirada dos semáforos. Mas acredita que as alterações irão amenizar o problema. “Escolhemos julho por ser mês de férias. Mas sei que, no começo, irão xingar muito a minha mãe”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;