Setecidades Titulo
Enchentes aumentam risco de diarreia, hepatite e leptospirose
Por Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC
06/02/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


As enchentes que atingem o Grande ABC desde o fim do ano podem levar a transmissão de uma série de doenças. A lista de enfermidades inclui diarreia, náuseas, vômitos, hepatite A, dengue e leptospirose, que pode levar à morte.

Muitas vezes, a água da chuva se mistura com o esgoto, onde corre urina de rato, fezes humanas e materiais orgânicos em decomposição. Caminhar na enchente propicia contato com protozoários, vírus e bactérias.

Não é preciso nem tomar a água para ficar doente, segundo médicos. "As bactérias têm a capacidade de penetrar na pele humana", afirma o infectologista Paulo Olzon Monteiro da Silva, chefe da disciplina de Clínica Médica da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo).

"As pessoas ficam muito tempo dentro da água porque, às vezes, tentam salvar um móvel ou outra coisa, e a pele fica ainda mais frágil. Sem contar que um machucado pode tornar mais fácil a infecção por uma bactéria", conta Monteiro da Silva.

Uma bactéria presente na urina do rato é a causadora da leptospirose, doença que pode levar à insuficiência renal e, em casos mais graves, à morte. "O paciente com leptospirose tem náusea, vômitos e olhos amarelados. Depois, desenvolve febre alta e dor na panturrilha", diz Munir Ayub, infectologista do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama.

"A mortalidade dessa doença fica em torno de 20%. O período de incubação varia de uma semana a dez dias. Se apresentar os sintomas, o paciente deve procurar um médico rapidamente", diz Monteiro da Silva.

O infectologista da Unifesp lembra que no caso de diarreia ou vômito, nem sempre é necessário ir ao médico. "São defesas do corpo para expulsar as bactérias. O ideal é se hidratar bem e ter uma dieta leve, com bolacha água e sal, arroz branco, chá, um pouco de carne moída ou frango desfiado."

Apesar de provocar o represamento de água, as enchentes não favorecem de forma direta o aparecimento da dengue. "O mosquito precisa colocar seus ovos em água parada, mas tem que ser limpa. Áreas de enchente não costumam ter focos de dengue por conta disso", explica o infectologista Ayub.

A recomendação médica é que se evite o contato com a água da enchente. Caso isso seja impossível, o morador deve tomar banho com água e sabão o mais rápido possível. "É importante que as pessoas também evitem contato com móveis que ficaram submersos", lembra Ayub. "Também não se deve comer alimentos que passaram por uma enchente, mesmo que estejam empacotados."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;