Economia Titulo
Com referendo e sem BCE, analistas já consideram majoritária chance de "Grexit"
Por
29/06/2015 | 06:13
Compartilhar notícia


O fracasso nas negociações entre gregos e credores internacionais, a realização de um referendo para decidir sobre a ajuda financeira internacional, o congelamento da linha emergencial de liquidez do Banco Central Europeu (BCE) e o consequente controle de capitais e saques bancários fazem crescer a possibilidade de saída da Grécia da zona do euro, o chamado "Grexit" - expressão que une "Grécia" e "exit".

Nesta segunda-feira, a consultoria Economist Intelligence Unit atualizou o cenário e agora prevê 60% de chance de saída dos gregos da moeda única. O diretor da consultoria, Robin Bew, explica que "o referendo mudou o jogo". "Nossa equipe revisou a probabilidade de um Grexit para 60%. Eleitores provavelmente rejeitarão o acordo com credores ou rejeitarão o governo", diz o economista.

Na Suécia, o economista-chefe do banco SEB, Robert Bergqvist, reconhece que "devido ao comportamento de Atenas e imprevisibilidade nos últimos dias, o Grexit têm infelizmente alta probabilidade". O economista lembra que pesquisas recentes mostram que quase 70% da população grega apoia a manutenção da moeda única. "Mas as decisões de Atenas podem isolar o país do resto do mundo em termos econômicos, políticos e financeiros", diz o economista em relatório nesta manhã.

O ex-executivo-chefe da gestora Pimco Mohamed El-Erian disse nesta manhã, em entrevista à agência Bloomberg, que a possibilidade de que a Grécia "seja forçada a deixar o euro" nas próximas semanas já está em 85%.

Mesmo com o discurso oficial do governo francês de que é possível retomar as negociações com os gregos, o ministro de Finanças da França, Michel Sapin, admitiu nesta manhã que o Grexit é uma possibilidade sobre a mesa. "É sempre uma possibilidade, um risco", disse durante entrevista à France Inter Radio nesta manhã. O ministro, porém, reafirmou que as negociações entre gregos e os credores podem ser retomadas a qualquer momento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;