Cultura & Lazer Titulo
Estúdios de Hollywood querem distribuir filmes indianos
Por Da AFP
25/09/2003 | 14:07
Compartilhar notícia


Os três grandes estúdios de Hollywood, 20th Century Fox, Warner Bros e Columbia TriStar, estão lutando para dominar uma parte do mercado de distribuição de filmes na Índia. O país asiático tem a maior produção cinematográfica do mundo.

A Columbia TriStar se ligou à produtora de Bollywood iDream para fazer a distribuição de todos os seus filmes e já lançou, no início do ano, o filme de baixo orçamento Maa Santoshi Maa (Mother Goddess Santoshi). Para outubro, está previsto o lançamento de Samay (Time), estrelado pela ex-miss Universo Sushmita Sen.

Em julho deste ano, a 20th Century Fox fez a distribuição do sucesso Jhankaar Beats, produzida pela Nandy Communications e dirigido por Sujoy Ghose. A Warner Bros ainda luta por uma licença para distribuir os filmes indianos.

A distribuição de filmes em idioma hindu era tradicionalmente feita por produtores diferentes em cada uma das cinco principais regiões da Índia. O distribuidor tinha, então, os direitos exclusivos do filme naquele território por um período determinado.

Com o novo sistema, semelhante ao americano, o produtor paga pelas cópias e pela publicidade, enquanto o distribuidor fornece a infra-estrutura para o lançamento do filme, tirando uma comissão sobre os lucros do filme.

A 20th Century foi a primeira a entrar no negócio de distribuição no mercado indiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;