Cultura & Lazer Titulo Ágora
Discutindo teatro

Grupo Ágora traz peças e oficinas a São Bernardo

Por Adriane Feder
Especial para o Diário
02/10/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


O Ágora Teatro, uma das companhias de teatro mais importantes da cena paulista, completou no ano passado dez anos. Como parte das comemorações, o grupo tem apresentado mostras em cidades de todo o Brasil. Este mês, ele chega a São Bernardo, trazendo quatro peças do repertório, com debates após cada apresentação, além de dois workshops sobre temas relacionados ao teatro contemporâneo. As atividades começam dia 6 e vão até dia 24.

A companhia segue a linha do teatro narrativo. "O ator é o veículo para estimular poesia na cabeça do espectador e a gente acredita que a forma narrativa é mais potente nisso do que a forma meramente dramática", afirma Celso Frateschi, um dos fundadores do Ágora, que também dirige e atua em algumas das peças.

Dos espetáculos da mostra, o mais recente é O Grande Inquisidor, inspirado em cena do romance Os Irmãos Karamazov, de Dostoiévski, em que Frateschi divide o palco com Mauro Schames.

A peça Sonho de Um Homem Ridículo também é baseada num conto de Dostoiévski e tem atuação de Frateschi. O ator também atua no monólogo Horácio, em que ganhou prêmio Shell de Melhor Atuação. Já em Entre Amar e Desarmar, quatro atrizes retratam a visão feminina do escritor Machado de Assis.

Frateschi ainda ministrará os dois workshops. O público poderá participar da oficina para iniciação teatral, que trabalhará técnicas de improvisação, leitura e interpretação através de jogos teatrais. Já a outra atividade trabalhará a partir de ideias do teatrólogo alemão Brecht sobre o ofício do ator. "Brecht foi quem rompeu com a estrutura dramática. Ele é um dos grandes alicerces da arte teatral no século 20", explica.

O diretor e ator estreou no Teatro de Arena de São Paulo, em 1970. Na televisão, participou de miniséries e novelascomo Memorial de Maria Moura, O Beijo do Vampiro, Um Só Coração, Caros Amigos e Casos e Acasos.

Embora não seja ‘político de carreira', exerceu cargos públicos na região. Durante o governo Celso Daniel, foi secretário de cultura de Santo André. "Foi muito gratificante porque era um momento no Brasil de muita criatividade e efervescência na formação do que seria uma política pública para área de cultura, e Santo André foi exemplar nisso", afirma.

No ano passado, ele assumiu o mesmo cargo, dessa vez em São Bernado - mas já não o exerce mais. O ator acredita que há interesse em efetivamente se estabelecer um centro de artes cênicas no município. "O teatro em São Bernardo tem muito potencial, mas precisa achar sua identidade. A cidade deve fazer suas próprias produções e manter seus artistas na região, não apenas ser uma receptora de espetáculos de fora", opina Frateschi.

Programação

Oficinas

O trabalho do ator em Brecht. Permite aos participantes experimentar as sugestões do teatrólogo alemão para o trabalho do ator, a partir de seus fragmentos teóricos.
Dias 7, 14, 21 e 28 (quintas), das 19h às 22h.

Iniciação Teatral.
Permite aos participantes a iniciação nas regras do teatro a partir da experimentação de técnicas de improvisação, leitura e interpretação, tendo como base o jogo teatral.
Dias 6, 13, 20 e 27 (quartas), das 19h às 22h.
Peças

Sonho de Um Homem Ridículo Dia 19 (terça) e 20 (quarta), às 20h. Horácio Dia 21 (quinta) e 22 (sexta), às 20h Entre Amar e Desamar Dia 23 (sábado) e 24 (domingo), às 16h O Grande Inquisidor Dia 23 (sábado) e 24 (domingo), às 20h.

Todas as atividades serão no Teatro Elis Regina - Avenida João Firmino, 900, São Bernardo. Tel.: 4351-3479. As inscrições para as oficinas são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail palestrasedebates@gmail.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;