Política Titulo
Morando quer saída de Berenice
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
05/12/2012 | 06:55
Compartilhar notícia


 

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) defendeu ontem, em discurso na Assembleia Legislativa, a demissão da presidente da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), Berenice Maria Giannella.

O tucano mostrou-se insatisfeito e indignado com a atual gestão da entidade. Empossada comandante da instituição em 9 de junho de 2005, Berenice está, portanto, há sete anos à frente das ações para recuperação de jovens infratores do Estado de São Paulo.

Além das críticas do parlamentar à administração, ele também citou "a falta de educação" da presidente da Fundação Casa. Em reunião de Berenice com moradores de São Bernardo, na Câmara, ela teria protagonizado bate-boca "desrespeitando os munícipes que cobravam melhores serviços", segundo Morando.

Já os apontamentos negativos sobre a gestão da entidade atingem "a ineficiência" na condução da recente rebelião na noite de segunda-feira, na unidade da Fundação Casa de São Bernardo, a qual culminou na fuga de 36 dos 64 internos. A Fundação Casa anunciou que até ontem 13 infratores foram recapturados. A Corregedoria Geral da instituição foi até o local e abriu sindicância para apurar as causas do incidente. Os resultados ainda não foram revelados. Segundo funcionários, o motim ocorreu pela insatisfação dos adolescentes com a superlotação dos quartos.

Outro questionamento do deputado foi a gerência dos recursos financeiros da instituição. Recentemente, a Fundação Casa alugou imóvel para a instalação da unidade de semiliberdade em uma das áreas mais nobres de São Bernardo, no Jardim do Mar.

"A lógica de quem contrata é sempre ir em busca da melhor oferta e do melhor preço. O valor do imóvel que ela alugou é de R$ 6.500, sendo que levamos vários orçamentos de imóveis na cidade nos mesmos moldes pelo valor de R$ 2.500. Sem contar que a rua (Mediterrâneo) escolhida não dispõe de transporte público, apenas nas imediações do local, o que dificulta ainda mais o acesso dos menores, já que será uma unidade de semiliberdade. Nada justifica a escolha da Fundação Casa por esse imóvel, principalmente pelos princípios da economicidade", afirmou Orlando Morando.

Os moradores protestam para que a instalação da antiga Febem não seja concretizada no local. Proprietário do imóvel ameaça romper o contrato.

Morando minimizou o fato de abordar de maneira enfática situação delicada mesmo sendo do partido do governador Geraldo Alckmin, o PSDB. "Uma das funções do deputado é fiscalizar e seja do meu partido ou não, do meu governo ou não, eu não vou abrir mão desse meu requisito e do meu dever. Portanto, a Berenice deve tomar mais cuidado, deve contratar melhor seus serviços e, principalmente, respeitar mais as pessoas. Estamos passando por um momento difícil na Segurança (com violência crescente) e espero que o governador não deixe a Fundação Casa entrar nessa mesma onda de problemas e que tome atitudes enérgicas e práticas", finalizou o deputado tucano, que encaminhou pedido de investigação da contratação do imóvel ao Ministério Público.

Colaborou Rafael Ribeiro

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;