Cultura & Lazer Titulo
Fim de ano na TV
Por Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
09/12/2006 | 19:23
Compartilhar notícia


Gostando ou não, nas próximas três semanas será difícil escapar dos especiais que costumam infestar a tela da TV aberta no fim do ano. Além de celebrar as festas, a programação especial tem ainda um propósito um pouco menos nobre do que somente reverenciar o Natal: é preciso segurar a audiência durante o período em que grande parte das atrações já estão gravadas, por isso os pacotes das emissoras oferecem um pouco de tudo para garantir uma boa participação na medição do Ibope mesmo sem a presença ao vivo das estrelas na tela.

E é um verdadeiro mix de especiais que os canais prometem levar ao ar nos próximos dias. Exceto o SBT, que não divulgou nem mesmo uma linha sobre seus planos, já que extinguiu recentemente a assessoria de imprensa da casa e, segundo informações de funcionários do próprio canal, só deve voltar a dialogar com a imprensa em 2007.

Enquanto algumas emissoras preferem investir em fórmulas do passado – especiais musicais com estrelas da música nacional –, outras passeiam por searas diversas e nem por isso menos interessantes. Caso da Band, que mesmo com a presença dispensável de Gilberto Barros entre as atrações, apresentará dia 24, a partir das 14h, o show Pé com Pé ao Vivo, baseado no décimo trabalho do Palavra Cantada, formado por Sandra Peres e Paulo Tatit (foto) e que dificilmente tem muita visibilidade na TV.

Ao lado de Ari Colares e Adriano Busko e dos jovens artistas Mariana Pittier, Julia Pittier, Daniel Ayres e Estevão Marques, a dupla protagoniza um espetáculo que encanta crianças e adultos sobretudo em função da beleza das letras e canções que se complementam ao jogo de luz e a presença marcante da percussão.

De olho no Pan 2007, a Band aproveita o dia 31 para tratar das perspectivas do esporte nacional a partir das 15h30. Uma hora mais tarde, o jornalismo da casa apresenta o especial Um Olhar para 2007, uma análise do quem ver por aí no Brasil e no mundo no próximo ano.

No geral, mais do mesmo - Sem se preocupar com a sensação de déjà vu, entra ano e sai ano a Globo aposta mesmo todas suas fichas no especial de fim ano comandado pelo rei Roberto Carlos para promover sua grade especial de festas. A apresentação, que vai ar no próximo sábado (dia 16) após Páginas da Vida, faz sucesso justamente por praticamente não ter muitas novidades.

Mesmo com a participação de Marisa Monte, Jorge Benjor e Mc Leozinho, aquele do hit chiclete Ela Só Pensa em Beijar, o Rei levou os fãs presentes no Claro Hall, no Rio, ao delírio ao entoar os clássicos Emoções, Como É Grande o Meu Amor por Você, Splish Splash, Negro Gato, É Preciso Saber Viver e Jesus Cristo. Novidade só a aparição de Sônia Braga acompanhada por Sidney Sampaio, o Vinícius da novela das nove.

Para saudar a chegada do ano novo, o show da virada da emissora carioca também privilegiará uma das queridinhas da casa: a cantora baiana Ivete Sangalo. Ao lado de vários artistas populares, a agora também apresentadora comanda a entrada de 2007 nos domínios globais em um show que contará com as participações de Roupa Nova, Detonautas, Titãs, Biquíni Cavadão, Charlie Brown Jr., Jota Quest e CPM 22, entre outros nomes que atualmente pipocam pelas rádios.

A concorrente direta da Globo, a Record, não adiantou muita coisa sobre a programação especial de fim de ano. Como costuma ocorrer, o canal paulista tem em seu próprio casting a base de suas atrações.

No dia 25, boa parte das estrelas da casa, entre elas Ana Hickmann, Maria Cândida, Eliana e Paulo Henrique Amorim aparecem na tela trocando presentes durante a exibição da edição especial do Hoje em Dia. Já no dia 31, Eliana comanda a festa do Tudo É Possível a partir das 13h com a presença do grupo Harmonia do Samba e convidados.

A Rede TV! que não conta com uma grade tão privilegiada assim faz bem em aproveitar ao máximo o único sucesso da casa, o Pânico na TV!. A trupe comandada por Emílio Surita, que vai ao ar aos domingos à noite, será a responsável por dois especiais que vão ao ar nas vésperas de Natal e ano novo.

Música – Enquanto todo mundo aproveita para inserir musicais na grade de fim de ano, a TV Cultura é a que faz o mergulho mais fundo nesse campo e prova o porque de sempre estar presente na lista das melhores opções da TV nacional. Figuram entre as atrações da casa edições do Repertório Popular com Gilberto Gil (dia 18) e Milton Nascimento (dia 25), Ensaio com Zizi Possi (dia 23) e Skank (dia 6 de janeiro) e o Bem Brasil, que contará com a performance de Arnaldo Antunes (dia 23).

Para as próximas edições de Imagem do Som estão programadas as exibições dos DVDs de Martinho da Vila (dia 13), Funk Como Le Gusta (dia 20) e Antônio Nóbrega (dia 27), todos programas inéditos. Aos amantes da verdadeira música sertaneja, Inezita Barroso receberá às 9h do dia 24 o cantor Daniel e a Orquestra Paulistana de Viola Caipira no especial de Natal do Viola, Minha Viola para um programa onde a música tradicional é a grande atração.

Nem mesmo a musical MTV deixou de reservar um espaço na grade para os especiais. Neste domingo, a partir das 19h, o canal apresenta Diary Ricky Martin seguido pelo acústico do cantor porto-riquenho. Nos domingos seguintes, respectivamente dias 17 e 24, a MTV exibe especiais do Metallica, Rammstein, Queens of The Stone Age e The Killers.

A partir das 23h do dia 31, uma seqüência de musicais saúda 2007, entre eles o Acústico Zeca Pagodinho, Ao Vivo Fernanda Abreu, Especial Charlie Brown Jr., Ao Vivo CPM 22, Especiais Strokes e Franz Ferdinand e Acústico Lenine.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;