Economia Titulo
STJ considera abuso cancelar cheque sem avisar cliente
Por Do Diário OnLine
09/07/2002 | 16:35
Compartilhar notícia


O cancelamento do cheque especial feito unilateralmente pelo banco, sem aviso do correntista, é abusivo, segundo conclusão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao julgar recurso especial do Banco ABN AMRO Real S.A.

Segundo nota oficial do STJ, divulgada nesta terça-feira, a instituição financeira recorreu contra a condenação ao pagamento de uma indenização ao correntista Wagner Alencar Baia e teve seu pedido negado pelos ministros.

A relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, considerou que o banco deveria ter comunicado o cliente, mesmo este estando inadimplente. "A forma como procedeu o recorrente foi em manifesto desrespeito aos direitos do consumidor e fere o princípio da boa-fé contratual, devendo indenizar os danos morais daí decorrentes, que independem de reflexos patrimoniais, ou de comprovação".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;