Política Titulo
Diretor da Eletronuclear é afastado
Por
03/07/2005 | 07:21
Compartilhar notícia


José Marcos Castilho, ex-prefeito de Angra dos Reis pelo PT, que ocupava desde 2003 a diretoria de Administração da Eletronuclear, estatal responsável pela operação do complexo nuclear de Angra, deixou o cargo sexta-feira. Castilho é acusado de favorecer a corretora Assurê no processo de renovação do seguro das usinas. É o segundo a deixar a empresa depois das denúncias do mensalão: há duas semanas, o diretor de Gestão, Planejamento e Meio Ambiente, Luiz Rondon, entregou o cargo junto com outros dois afilhados do deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) lotados em diferentes estatais.

A assessoria de imprensa da Eletronuclear informou que Castilho pediu licença ao Conselho de Administração da empresa no final da tarde de sexta. Sua gestão está sendo auditada, a partir da comissão de sindicância instaurada pelo IRB para apurar suposto favorecimento do empresário Henrique Brandão, dono da Assuré, ligado a Jefferson. O ex-prefeito é acusado de indicar a Assurê para atuar como corretora dos seguros das usinas, em um processo de renovação da apólice comandado pelo IRB-Brasil Resseguro.

Castilho chegou a mandar um comunicado ao IRB para sugerir a empresa de Brandão para o contrato, com argumentação pouco convincente, segundo a sindicância do IRB. Cerca de 15 dias depois, porém, voltou atrás e enviou nova ordem suspendendo a indicação. O contrato de corretagem da apólice foi fechado com o Bradesco. A Eletronuclear também abriu uma auditoria interna para investigar o caso e pediu à CGU (Corregedoria Geral da União) e ao TCU (Tribunal de Contas da União) que façam o mesmo.

Segundo uma fonte da estatal, a Eletronuclear não tinha o costume de indicar as corretoras de seguro de seus contratos até o início da gestão de Castilho. No ano passado, ele conseguiu incluir a Assurê na apólice, comenta a mesma fonte.

O ex-prefeito de Angra foi posto no cargo pelo próprio PT. Rondon, que saiu em meados de junho, por sua vez, foi indicado pelo deputado federal e pediu afastamento junto com o presidente da Eletronorte, Roberto Salmenron, e o diretor do Correio Antônio Osório Menezes da Silva.

Furnas – A ‘metralhadora‘ Roberto Jefferson também fez com que três diretores da Furnas Centrais Elétricas (Dimas Toledo, José Roberto Cury e Rodrigo Botelho Campos) fossem afastados. O deputado os acusa de estarem envolvidos em atos de improbidade administrativa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;