Economia Titulo Recuperação
Cresce venda de material de construção
Por Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
27/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Os fabricantes de insumos para a construção civil estão animados com as projeções para este ano. Levantamento da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) aponta que 84% das empresas associadas demonstram otimismo para fazer investimentos nos próximos 12 meses, impulsionadas por demanda maior no setor.

As ações do governo federal como o programa Minha Casa Minha Vida e a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) são os principais responsáveis pelas projeções. O desempenho de vendas em janeiro comparado com igual mês do ano passado foi 13,84% maior.

O presidente da Abramat, Melvyn Foz, pontua que os incentivos para construção atingiram cerca de R$ 50 bilhões e para este ano fala-se em R$ 70 bilhões. "Muitas obras foram iniciadas neste ano, mas o primeiro reflexo na venda de material teremos a partir do segundo trimestre", afirma.

NOVAS OBRAS - O Diário constatou que construtoras e incorporadoras da região terão mais projetos neste ano. A Construtora Carnevalli, de São Caetano, por exemplo, terá cinco empreendimentos em andamento, enquanto em 2009 foram três.

Focada no segmento residencial, a empresa estima que consumirá 30% mais insumos neste ano. A proprietária, Rosana Carnevalli, diz que os fornecedores do Grande ABC têm preferência no momento da compra.

"Os preços estão competitivos e as empresas daqui (Grande ABC) conhecem melhor nossas necessidades", avalia. Redes como T&T - Tumkus Materiais para Construção, C&C, Leroy Merlin estão entre os fornecedores, além das distribuidoras de metal e esquadrias.

A Carnevalli tem um conjunto de 100 sobrados em construção no município de Mauá, um prédio com apartametnos de um dormitório e outro com de dois e três quartos em São Caetano.

EMERGENTES - De olho no crescimento acelerado da renda entre a população da classe C, as Organizações Paulo Bio investem agora em prédios residenciais com média de 50 metros quadrados para este público na Vila Pires, em Santo André.

A empresa comandada por Paulo Soares Bio desenvolveu ainda de dois galpões industriais. "Neste ano estamos com três projetos, dois deles para empresas de logística e o outro são duas torres com 80 apartamentos cada", detalha.

Com número de propostas maior, consequentemente será consumido mais material para construção. A pesquisa da Abramat indicou ainda que o segmento de acabamento teve alta superior à dos materiais de base em janeiro, alcançando 15,77%. O número de funcionários também cresceu no período: 6,14% ante 2009. Na região, uma grande representante desta área é a química Basf, fabricante de tintas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;