Economia Titulo
Caixas eletrônicos estão vazios na Argentina
Das Agências
21/04/2002 | 15:18
Compartilhar notícia


A maioria dos mais de cinco mil caixas eletrônicos automáticos da Argentina ficaram vazios neste domingo, na véspera de um feriado bancário e cambial, determinado "por tempo indeterminado" ante o temor de um colapso de entidades financeiras.

Milhares de argentinos começaram a fazer longas filas ante os caixas, logo que foi anunciada a decisão de fechar os bancos até que o Parlamento sancione uma lei que autoriza o Executivo a trocar os depósitos congelados por bônus, conhecido como "Plano Bônus".

Os caixas situados no centro de Buenos Aires foram os primeiros a ficar sem dinheiro, o que fez as pessoas procurarem os instalados nos bairros e na periferia da capital, onde o dinheiro rapidamente se esgotou, situação que se repetiu no interior do país. O dinheiro não será reposto enquanto houver feriado bancário.

Segundo o jornal Clarín deste domingo, entre as 17h de sexta-feira e às 21h de sábado foram retirados dos caixas automáticos 138 milhões de pesos (cerca de US$ 43 milhões).

O feriado bancário foi adotado um dia depois de o Banco Central suspender por 30 dias as atividades do canadense ScotiaBank Quilmes "em virtude de seus problemas de liquidez". Foi o primeiro caso deste tipo desde o desabamento de 30 entidades financeiras em 1995, depois do 'efeito tequila' causado pela crise do México.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;