Internacional Titulo
UE pode adiantar planos de assumir missão de paz na Bósnia
Do Diário OnLine
03/07/2002 | 11:28
Compartilhar notícia


O chefe de política externa da União Européia (EU) Javier Solana disse que se os Estados Unidos não chegarem a um acordo sobre a participação do país na operação da missão de paz da ONU na Bósnia, a UE pode assumir o controle antes do previsto.

Segundo declarações publicadas hoje pelo jornal francês "Libération", Solana afirmou que a Europa faria todo o possível para evitar a ameaça de veto dos EUA à prorrogação da missão na Bósnia. O governo norte-americano está fazendo pressão para que a comunidade internacional conceda imunidade a seus soldados diante do Tribunal Penal Internacional (TPI).

O governo norte-americano ameaçou negar a prorrogação do mandato, se o Conselho de Segurança da ONU não conceder imunidade aos soldados norte-americanos que integram tropas de paz.

Segundo a proposta americana, os soldados só poderiam ser processados 12 meses depois de ocorrido o suposto crime. O tempo seria mais do que suficiente para que eles retornassem ao território dos EUA, onde estariam protegidos.

Após o prazo, somente se a medida fosse aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU a corte poderia julgar um militar americano. O Conselho é um órgão no qual os EUA possuem poder de veto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;