Memória Titulo Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
O cabo eleitoral Jango
Por Ademir Medici
22/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Muita gente tentou tirar vantagem política e alcançar dividendos eleitorais da visita feita a São Bernardo pelo presidente João Goulart em 20 de agosto de 1963.

Olavo Fontoura, empresário, divulgou poucos dias antes uma fotografia sua ao lado do presidente. Fontoura era candidato a prefeito de São Bernardo e ousou enfrentar o poderio de Lauro Gomes. O certo é que Fontoura não apareceu à recepção ao presidente.

Em Santo André, outro candidato, o médico Newton Brandão, publicou mensagem no News Seller (hoje Diário) com o título: ‘Jango saúda o povo de Santo André’. Ao lado da mensagem aparece a foto de Brandão, candidato a prefeito de Santo André.

A imprensa, porém, publicou que o presidente, durante toda a estada em São Bernardo, procurou fazer a apologia de Lauro Gomes e Hygino de Lima. E não deu outra: nas eleições municipais de 1963, Lauro derrotou Brandão e foi eleito prefeito de Santo André e Hygino ganhou de Fontoura a Prefeitura de São Bernardo.

 

AMANHÃ

A união do ABC.

 

Os jornaleiros unidos

Nasce uma Associação. Cursos são anunciados

 

Há 30 anos era fundada a Associação dos Jornaleiros do ABC. A categoria entendia que só com uma sociedade própria poderia combater os preços elevados de mercadorias como revistas e fascículos. Uma paralisação histórica dos jornaleiros, em setembro, marcou a campanha que resultou na formação da associação no domingo, 20 de novembro de 1988, com uma churrascada.

Osvaldir Bertho Bono foi eleito presidente. E uma sede provisória foi inaugurada na Rua Ipiranga, 57, na Vila São José, em São Bernardo.

Além de defender condições melhores de compras nas distribuidoras, os jornaleiros entendiam que era preciso melhorar a legislação que regula o funcionamento das bancas. Um caso: certa prefeitura chegou a dar prazo de 24 horas para que duas bancas deixassem o local onde estavam.

Cursos de audiovisual e etiqueta também estavam em pauta. Como atender aos fregueses e a maneira correta de se vestir para o trabalho eram planos adotados pela associação que nascia.

 

Revisitada a história de São Caetano

Narciso Ferrari é o entrevistado desta semana do programa Memória na TV, do DGABC TV www.dgabc.com.br . Economista, esportista, memorialista, presidente de honra do São Caetano EC, Ferrari abre seu acervo pessoal e mostra a transformação crescente verificada em São Caetano, cidade onde nasceu, terra dos seus pais e avós, de origem italiana, que participaram da formação do Núcleo Colonial aberto em 1877. Da entrevista participa a jornalista Paula Fiorotti, editora da revista Raízes, da Fundação Pró-Memória.

 

Interação com Facebook

‘Apuração: do sonho à realidade’

Da crônica de Guido Fidelis, publicada pelo Diário na terça-feira, 22 de novembro de 1988, e hoje transcrita, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 22 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6916

Manchete – Fiesp procura cara nova para enfrentar o PT

Indústria – São Bernardo também terá fábrica da Otis. A nova unidade de elevadores entrará em operação em um ano no bairro Cooperativa, com investimento de US$ 20 milhões.

Vestibular (Suplemento) – As chances do profissional de Informática.

Vôlei Masculino – Pirelli vence Banespa e está na final: 3 sets a 2 em pleno ginásio do adversário, em São Paulo.

Polícia – Bando rouba 13 toneladas de carne na Vila Guilherme, em São Paulo.

 

 

Em 22 de novembro de...

1918 – Constante Sarti nasce em Monte Azul Paulista e Ricieri Moncheiro, em Amparo. Jovens, vieram para São Bernardo e aqui fizeram história. Sarti, como corretor de lotes do nascente Jardim do Mar e funcionário municipal; Ricieri como alfaiate e jogador do EC São Bernardo.

A gripe espanhola: mais de 15 mil casos em Curitiba, com 20 mortes por dia; em São Paulo, 532 casos no mesmo dia, com 557 altas e 123 mortes.

A questão da paz. Do noticiário do Estadão: a Alemanha entrega à Inglaterra mais 19 submarinos; a Espanha põe à disposição dos aliados os navios alemães que se achavam em seus portos.

1953 – Realizados plebiscitos em Mauá e Ribeirão Pires. O povo diz ‘sim’. E os dois distritos separam-se de Santo André.

1958 – Entra em funcionamento a estação telefônica da CTBC em Mauá.

1963 – O presidente Kennedy é assassinado em Dallas (EUA).

 

Hoje

Dia da Música, do Músico e dos Cantores

 

Santos do Dia

Cecília viveu em Roma entre os séculos 2 e 3.

Ela é a padroeira da música e do canto.

Afia

Pragmácio

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 22 de novembro:

Em São Paulo, Álvaro de Carvalho e Monte Castelo

No Ceará, Barro, Chaval, Itatira, Jati, Marco, Monsenhor Tabosa, São Luís do Curu e Trairi

Em Minas Gerais, Cabeceira Grande

No Maranhão, Cândido Mendes

No Rio Grande do Sul, Cruzeiro do Sul e Ibiaçá

No Paraná, Iguaraçu e Santa Cecília do Pavão

Em Rondônia, Ji-Paraná e Primavera de Rondônia

Em Santa Catarina, Lages

No Rio de Janeiro, Niterói

Em Goiás, Piracanjuba

Fonte:IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;