Economia Titulo
Brasil cai no ranking e é o 10º na produção industrial
Por
20/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Brasil perde o posto de nono maior parque industrial do mundo. Dados divulgados pela ONU (Organização das Nações Unidas) apontam que a Índia superou o Brasil em 2009 e o País caiu para a 10ª posição.

No topo do ranking, a China supera pela primeira vez o Japão para se tornar o agora segundo maior produtor de bens manufaturados do mundo. A liderança ainda é dos Estados Unidos. Mas a economia norte-americana está cada vez mais ameaçada nessa posição.

No ano 2000, os norte-americanos representaram 26,6% da produção industrial do mundo, o ponto mais alto em 40 anos. Em outras palavras, a cada quatro produtos fabricados no planeta, um vinha dos Estados Unidos. Em 2000, o Japão era o segundo maior produtor. A China era apenas o quarto, com 6,6% da produção mundial.

A ONU não divulgou ainda os números absolutos da produção industrial no mundo em 2009 e o percentual é estimativa da participação de cada país. Mas, em 2007, o valor total da produção havia atingido US$ 6,7 trilhões.

No ano seguinte, o valor chegou a US$ 6,81 trilhões. Em 2009, a produção industrial no mundo teria perdido 10% de suas atividades, segundo os dados da ONU.

TRANSFORMAÇÃO - "Mas a realidade é que o mapa mundial da produção industrial está em plena transformação", afirmou Shyam Upadhyaya, diretor de estatísticas da organização de desenvolvimento industrial da ONU.

A participação norte-americana começou a cair desde 2000 e essa tendência se acelerou diante da crise em 2009. Hoje, 18,9% da produção industrial mundial ocorre nos Estados Unidos.

Em dez anos, a China dobrou sua produção e já tem 15,6% da fabricação de manufaturas no planeta, ante 15,4% do Japão. Alemanha, Reino Unido, França e Itália também estão em franca queda. Em 2000, os alemães eram os terceiros maiores produtores, com 6,8% do mercado. Atualmente, contam com 6,3%. Os ingleses caíram na quinta posição para a oitava posição.

No caso da produção industrial brasileira, a ONU indica que no início da década o País representava 1,66% da manufatura mundial. Espanha, México e Canadá superavam o Brasil naquele momento e o País ocupava a 12ª posição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;