Cultura & Lazer Titulo Literatura
Os muitos traços de Silvio Santos

Livro traz caricaturas feitas por cartunistas
brasileiros inspirados no ‘Homem do Baú’

Marcela Munhoz
06/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


 Se existisse pesquisa que tivesse a pachorra de contabilizar qual o ser mais imitado do Brasil, provavelmente seria Silvio Santos. Comediante que se preza sabe bem fazer o ‘ma oe’, ‘quem quer dinheiro?’, ‘vem pra cá, vem pra cá’, além da risada contagiante e as tiradas marcantes (acredite: tem tutorial no YouTube ensinando) do cliente mais VIP do Jassa.

Mas não é todo mundo que tem o talento para fazer outro tipo de homenagem: desenhá-lo. Como presente ao 85º aniversário do comunicador, comemorado em dezembro, está nas lojas o livro 85 Vezes Silvio Santos – As Melhores Caricaturas do Rei dos Domingos (Astral Cultural, 176 págs., R$ 55, em média). Com coordenação do jornalista Jal e prefácio de Carlos Alberto de Nóbrega, a obra conta com 85 caricaturas de vários artistas do Brasil.

“A ideia surgiu em 2014, como exposição na Estação República do Metrô. Mas já na época queria organizar tudo em um livro, como presente para os 85 anos do Silvio Santos. Fiz contato com os cartunistas e fui selecionando os melhores desenhos. Acredito que tenha ficado obra completa, uma das poucas com este objetivo no Brasil”, conta Jal. Além das caricaturas, cada artista escreveu um depoimento sobre Silvio Santos. “Acaba sendo uma referência, algo história. Também é oportunidade para o público conhecer e reconhecer os desenhistas brasileiros.”

Entre os selecionados para eternizar o Homem do Baú estão Mauricio de Sousa, Aroeira, Dalcio, Carcamo, Gepp, Eder, De Pieri e o ilustrador do Diário Fernandes. “Foi uma experiência muito divertida desenhar o Silvio. Por incrível que pareça, nunca tinha feito isso. É que o considero como da família e dificilmente desenho meus familiares”, conta Fernandes, que exalta a importância do comunicador. “Ele já conquista pelo sorriso e é um cara simples, humilde, cativamente.” O desenho do Fernandes é preto e branco e na dedicatória ele faz referência às lembranças da juventude. “Dia de missa, macarronada, matinê com Tarzan, pelada na rua e zebrinha conferindo a loteria esportiva no Fantástico. E, claro, dia do Programa Silvio Santos.”

De Pieri também exalta o carisma do apresentador. “Para mim, é honra participar de um projeto grande como este. Silvio Santos é figura monstruosa no Brasil”, conta. Segundo ele, o Homem do Baú acaba servindo de referência para os caricaturistas, por causa do sorriso, do cabelo. “Ele é uma personalidade muito caricata, por isso, para o livro, resolvi fazer algo com traço bem simples.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;