Setecidades Titulo Saúde
Hospital da Mulher fará reconstrução de mama
Por Thaís Moraes
do Diário do Grande ABC
16/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O Hospital da Mulher de Santo André tem duas novidades para este ano: a construção de sala cirúrgica, que será entregue nos próximos meses, e a implementação do serviço de cirurgias para reconstrução de mama no segundo semestre.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura e a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC.

Com o novo espaço destinado a cesarianas, cirurgias ginecológicas e de mamas, a estimativa é que o número de procedimentos realizados mensalmente cresça até 20%. Em média, são realizadas 450 cirurgias por mês nas três salas disponíveis.

A superintendente e pediatra do hospital, Rosa Maria Pinto de Aguiar, destaca as mudanças que a obra trará. "Faremos readequação das salas e também está em estudo entre a Prefeitura e a Fundação ABC o aumento de profissionais das equipes."

Em relação à cirurgia de reconstrução da mama, o único local que atualmente realiza o procedimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Grande ABC é o Hospital Mário Covas, também em Santo André.

A reconstrução da mama é realizada quando a paciente perde parcial ou totalmente o órgão por causa do câncer. Em Santo André, a doença mata de 80 a 100 mulheres por ano. "Com a cirurgia é possível melhorar a aparência e, por consequência, devolver a autoestima da mulher", salienta Rosa Maria.

A fundadora e presidente da Associação Viva Melhor - Mulheres Mastectomizadas, Vera Emília Teruel, comemorou a notícia. "A mama é um órgão muito significativo para a mulher. A cirurgia é a recuperação total da autoestima. É muito importante que todas as mulheres tenham essa chance, porque não se trata de uma questão estética, e sim de uma mutilação."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;