Cultura & Lazer Titulo
Meio século de Bono
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
09/05/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


O roqueiro cristão Bono Vox completa amanhã 50 anos. Nesse meio século, o irlandês filho de pai católico e mãe protestante tornou-se líder de uma das bandas mais expoentes do rock mundial. E mais, é respeitado e reconhecido como personalidade engajada em causas humanitárias, principalmente em favor da população de países pobres.

É impossível desvencilhar uma coisa de outra. Bono Vox é o vocalista e guitarrista do U2 e é também o responsável por ações humanistas que lhe renderam, inclusive, indicações ao Prêmio Nobel da Paz. O astro dedicou-se durante anos pelo cancelamento de dívidas de países necessitados.

Tanto empenho chegou a provocar problemas internos no U2. "Houve um momento em que pensei que seria expulso da banda", declarou em 2005. Mas sua atuação é bem vista pelos fãs e seu nome já está intimamente ligado a causas sociais, tanto que é comum os líderes mundiais recebê-lo em reuniões.

Paul Hewson, nome de batismo, entrou na música ao ver anúncio na escola de alguém à procura de integrantes para uma banda. Esse alguém era o baterista Larry Mullen Jr., com apenas 14 anos. Juntaram-se a eles Adam Clayton, David Evans (The Edge) e seu irmão Dick Evans - que saiu dois anos depois.

O começo foi marcado por músicas com letras espirituais. Em 1983, com o álbum War, a banda passou adotar postura crítica em relação aos acontecimentos mundiais. O show Live Aid, em 1985, arrecadou donativos para combater a fome na Etiópia. Dez anos depois, Bono fez dueto com Luciano Pavarotti na música Miss Sarajevo.

Existe a expectativa de que o U2 volte ao Brasil no fim do ano para apresentar o show 360º. No País, a banda veio pela primeira vez em 1998 com a PopMart Tour - uma exibição no Rio e duas em São Paulo vistas por cerca de 250 mil pessoas. Esteve outras vezes em 2001 e 2006, nesta última com show exibido ao vivo pela TV Globo.

Na ocasião, Bono aproveitou sua passagem pelo Brasil para visitar o presidente Lula e doar uma guitarra para ser leiloada e ajudar no combate à fome.


TV exibe novo show do U2
O canal Multishow programou quatro atrações para homenagear Bono Vox. Destaque para a exibição do show U2 360º Live From Los Angeles, gravado no fim do ano.

O primeiro especial vai ao ar hoje, às 23h, no horário do Pensa Nisso, com o documentário U2: A Rock Crusade, que traça perfil da banda irlandesa e seu envolvimento com causas filantrópicas.

Amanhã, a homenagem começa às 16h, com exibição do U2 Retrospective. E, às 19h, o programa TVZ dedica bloco exclusivo aos clipes do U2.

A cereja do bolo está reservada para as 23h de amanhã, quando o canal passa pela primeira vez o show gravado em Los Angeles e que foi assistido por 100 mil pessoas. Este é o espetáculo que a banda deve trazer ao Brasil no fim deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;