Fechar
Publicidade

Domingo, 23 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Festival de cinema de Brasília consagra ‘Baixio das Bestas’


Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC

29/11/2006 | 20:04


O longa pernambucano Baixio das Bestas saiu consagrado da noite de premiação do 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ao todo, a produção, que leva a assinatura de Cláudio Assis, recebeu cinco Candango além do prêmio especial da crítica.

O novo filme de Assis, que ficou famoso por Amarelo Manga, primeiro longa em que atuou como diretor e que chegou aos cinemas em 2003, foi premiado nas categorias filme, atriz (Mariah Teixeira), atriz coadjuvante (Dira Paes) e trilha sonora (Pupillo). Sob a alegação do “mergulho contundente no processo de degradação moral e social de um Brasil de excluídos, pelo rigor formal e pela entrega visceral do elenco”, a crítica achou por bem considerar Baixio das Bestas o melhor filme do festival.

E como Assis gosta mesmo é de uma história densa e visceral, a trama de Baixio das Bestas explora o que há por trás das aparências em vez de somente apresentá-las. Na trama, Auxiliadora é uma garota explorada de todas as formas pelo seu avô, inclusive sexualmente.

Desejada por outros homens, ela só consegue se ver como um objeto de desejo e nada mais que isso. Do mesmo problema sofrem as prostitutas do local. Sem autonomia, vivem as desventuras de uma decadente cultura latifundiária.

O elenco de Baixio das Bestas destaca-se pela presença de alguns nomes importantes para o cinema nacional. Atuam no filme Caio Blat, Matheus Nachtergaele e Dira Paes. A previsão é de que o longa chegue aos cinemas no primeiro semestre de 2007.

Outros prêmios – A noite de premiação do festival também destacou outras produções. Querô, de Carlos Cortez, ficou com os Candango de melhor ator (Maxwell Nascimento), roteiro, direção de arte e som. Já Helvécio Ratton levou o prêmio de melhor direção por Batismo de Sangue.


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;