Cultura & Lazer Titulo
Como educar filhos pela televisão
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
09/05/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Crianças indisciplinadas sempre foram pesadelo de pais até que um reality show da TV britânica colocou o assunto na pauta com uma babá que promete transformar pestinhas em anjinhos em uma semana. O programa também ganhou versão brasileira com a educadora Cris Poli e completa quatro anos de exibição neste mês.

Super Nanny já ajudou mais de 90 famílias no programa. O cenário mais comum é o seguinte: casais emocionalmente desestruturados, que têm crianças que choram, brigam e desrespeitam demais. "Uso métodos para livrar os pais de todas as suas mágoas e frustrações. Colocam para fora tudo o que sentem", conta Cris. Ela mostra como organizar uma rotina, impor regras claras e associá-las ao cantinho da disciplina. "Faço os pais pensarem no que pode acontecer com seus filhos no futuro", lembra Super Nanny.

Para a consultora familiar Antoniele Fagundes, é fácil explicar o sucesso do programa. "Quando mostramos aos demais que todos temos dificuldades, expomos também que somos humanos e erramos! Percebendo erros semelhantes expostos nas famílias exibidas nos programas, podemos vibrar com o sucesso que as propostas dos Super Nanny oferecem. A busca pelo acerto e posteriormente a concretização deste poderá encher de esperanças os telespectadores".

Para Cris Poli, educar pode ser muito mais saudável e divertido do que se pensa. Em quatro anos de programa foi possível constatar que a responsabilidade do mau comportamento dos rebentos é dos pais, embora a babá afirme que a família não erra de propósito. "A criança entende desde bebê quando os genitores desaprovam um comportamento dela. O método de disciplina, regras e incentivo pode ser aplicado com entendimento por parte do pequeno a partir dos 2 anos", ensina a educadora com 40 anos de experiência em educação infantil.

Jo Frost, a Super Nanny inglesa que inspirou versões em mais dez países, deve se aposentar depois de seis anos dividindo aprendizado. No que depender de Cris Poli, a aposentadoria ainda vai esperar. "Nunca imaginei ficar tanto tempo neste programa. Minha vontade é continuar trabalhando, alcançar mais famílias. O saldo é altamente positivo, o que me dá muita força. Não tem nada que pague. Guardo tudo no meu coração", desabafa. "Minha proposta é ajudar as pessoas. Vejo que meu trabalho foi além do que imaginei. Isto surpreende e me dá muita satisfação", finaliza a babá brasileira. S

Uma superbabá também fez sucesso no cinema. Em Nanny McPhee - A Babá Encantada, uma governanta muito sisuda consegue domar sete irmãos com poderes que fazem as crianças provarem das próprias travessuras. Em agosto, estreia no Brasil a continuação desta história em Nanny McPhee e as Lições Mágicas. O desafio da superbabá será ajudar duas famílias, uma do campo e outra da cidade, que veem o mundo balançar quando os pais saem para a guerra. Para ajudá-los, Nanny McPhee lança mão de seus poderes mágicos e coloca a criançada na linha.s

Em 2006 a Super Nanny também ajudou uma família do Grande ABC. O empresário Fernando César e a mulher Renata Aroca, de São Bernardo, pediram socorro para acabar com as brigas entre os filhos Eduardo Fernando, 9 anos, e Igor Fernando, 12. Para os pais foi difícil admitir que a falta de limites e regras na rotina incentivava o mal-estar entre os meninos. Mas a família aprendeu a lição de casa e hoje comemora os resultados. "Conseguimos adaptar as regras da Super Nanny ao nosso estilo de vida, sem contar que as crianças cresceram e já não cometem mais os mesmos erros", festeja o papai-coruja.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;