Esportes Titulo Copa Paulista
Azulão arranca empate contra o Cachorrão e fecha fase na liderança

EC São Bernardo começa melhor, abre o placar, mas não resiste e deixa ponta do grupo escapar

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
25/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Por 26 minutos o EC São Bernardo sentiu a sensação de terminar a primeira fase da Copa Paulista na liderança do Grupo 4. Mesmo no Anacleto Campanella, estava vencendo o São Caetano, pela última rodada, mas gol de cabeça de Max, na segunda etapa, decretou o 1 a 1, que devolveu a ponta ao Azulão (20 pontos) e derrubou o Cachorrão para o terceiro lugar (17). As duas equipes já estavam classificadas.

Surpreendeu a postura do São Bernardo, que buscou o resultado desde os primeiro minutos e esteve muito perto de abrir o placar duas vezes com Giovanni Pavani. Na primeira ele parou em Tom. Na segunda, chapelou o goleiro, mas concluiu fraco e permitiu que o zagueiro Max afastasse.

O Azulão sofreu para conter o ímpeto do adversário. Mesmo assim criou ótima oportunidade para abrir o placar na reta final da primeira etapa, quando Chumbinho encobriu o goleiro Júnior Souza, mas o zagueiro Marcelo afastou com a bola quase em cima da linha. Após o lance, Chumbinho e o volante Esley, ambos do São Caetano, se estranharam e tiveram de ser contido pelos companheiros.
A primeira etapa se encaminhava para terminar empatada quando Vinícius Barba, de falta, abriu o placar. Ele bateu colocado, a bola desviou na barreira e tirou Tom do lance.

Com a vitória parcial, o São Bernardo se retraiu e passou a apostar nos contra-ataques, como vem conseguindo bons resultados no torneio. Teve bons momentos para ampliar e parecia que a tática do técnico Renato Peixe daria certo.

Mas desatenção da zaga pôs tudo a perder. Primeiro, Alvinho finalizou sozinho na pequena área e Júnior Souza fez grande defesa. Na sequência, aos 26, Max subiu outra vez sozinho no meio da defesa e desta vez o goleiro nada pode fazer para evitar o empate.
Com o empate, o São Caetano conseguia se manter na liderança, apesar de o técnico Marcelo Vilar ter dito que esperava a vitória para quebrar a sequência de duas derrotas seguidas. Mesmo em casa, se fechou. Já o São Bernardo pressionou, mas não conseguiu vencer.  

Equipes já projetam a segunda fase

 Com os resultados de ontem foram definidos os grupos da segunda fase da Copa Paulista (veja mais ao lado). Tanto no São Caetano como no EC São Bernardo, o discurso é que começa novo campeonato, com mais dificuldade. Agora, são quatro chaves com quatro times que jogam em turno e returno, sendo que os dois primeiros seguem na disputa.
 

 A Federação Paulista deve divulgar a tabela amanhã, mas os clubes já foram informados que agora os jogos serão disputados às quartas-feiras e também no fim de semana.


 “Agora começa outro campeonato. Não espero nunca jogo fácil. Nosso time, mesmo experiente, tem cometido erros inaceitáveis. Temos idade elevada, vamos sentir dificuldade contra times jovens e rápidos, sabemos disso, mas temos de corrigir para a segunda fase, moldar a características dos nossos jogadores com o que queremos”, avaliou o técnico do Azulão, Marcelo Vilar. 

 “Ficamos em terceiro, tivemos chances de ser líder, mas agora é pensar na segunda fase. O início já foi complicado e conversamos agora no vestiário para projetar a sequência, vai afunilando, com times mais fortes, mas nosso grupo está preparado para isso”, comentou Vinícius Barba, autor do gol do EC São Bernardo. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;