Setecidades Titulo São Bernardo
Trabalhadores correm contra o tempo para finalizar pista marginal da Anchieta

Ampliação da rodovia, no planalto, deve ficar pronta até o fim do mês

Por Bianca Barbosa
Especial para o Diário
08/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Funcionários da Ecovias – concessionária responsável por administrar o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) – correm contra o tempo para concluir as obras da pista marginal entre o km 18 e o km 23, no sentido São Paulo, da Via Anchieta. Com orçamento estimado em R$ 80 milhões, o trecho de via complementar, iniciado em novembro de 2017, está programado para ser entregue até o fim do mês. Para dar conta da tarefa, trabalhadores se revezam em turnos, inclusive aos fins de semana.

“Se não tiver nenhuma intempérie, acredito que a obra seja entregue neste mês. O problema que a gente mais enfrentou foi com a terraplanagem, pois quando chove o trabalho é perdido. Com esse período de estiagem, estamos avançando”, relata funcionário da Ecovias.

Para a moradora da comunidade do DER Aparecida Donizete, 60 anos, entretanto, o cenário de obras e trânsito não dá sinais de que os transtornos acabarão tão cedo. “Seria bom (o fim dos trabalhos), porque esse trecho recebe muito fluxo”, opina a dona de casa.

O objetivo das obras é ampliar a capacidade do tráfego no trecho sentido São Paulo com a implantação de mais três faixas entre o km 18 e o km 23. O acesso à pista ficará localizado no bairro Ferrazópolis, próximo à fábrica da Volkswagen, e seguirá até a base operacional da Ecovias, pouco antes da saída para a região central do município. Após este trecho, a pista se juntará à via local, que vai do km 18 ao km 10.

Embora a Ecovias não informe a quantidade de acessos que a via terá, a marginal será alternativa mais eficaz para motoristas que desejam chegar aos bairros Assunção, Alvarenga e Centro, além de vias importantes de São Bernardo, tais como Viaduto Moisés Cheid, avenidas Presidente José Café Filho, Capitão Casa e Senador Flaquer.

As obras – parte das obrigações contratuais estabelecidas com o governo do Estado de São Paulo – incluem a ampliação de passarela no km 21+360, que contará com rampas. Além do alargamento do Viaduto Luiz Martins de Oliveira, no km 21+800, que passará a contar com cinco faixas de rolamento mais acostamento.

Questionada pelo Diário, a Ecovias não detalhou o andamento das obras até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;