Política Titulo Diadema
PTB prepara retorno ao governo Lauro Michels

Ex-secretários do verde ensaiam ingressar no partido, que foi de aliado a algoz do prefeito

Por Júnior Carvalho
do Diário do Grande ABC
12/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


 Ex-aliado e atualmente algoz do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), o PTB pode retornar aos quadros da gestão do verde. Pelo menos três ex-secretários que foram escanteados e rebaixados de cargo pelo prefeito no segundo mandato preparam ingresso na legenda, que chegou a ocupar a vice de Lauro durante o seu primeiro governo.

O Diário apurou que, entre esses nomes, estão Gesiel Duarte de Oliveira (ex-Gestão de Pessoas), Marquinhos da Liga (ex-Esportes) e Gilberto de Souza Moura, o Giba (PRP, ex-Cultura), que hoje atuam no segundo e terceiro escalões da Prefeitura.

A movimentação está sendo amarrada entre os ex-secretários e interlocutores do deputado estadual e presidente do PTB paulista, Campos Machado. A reconciliação visa alçar Gesiel, que já figurou os quadros do PV, à presidência do diretório petebista na cidade. Também há ideia de construir reaproximação entre Lauro e Campos Machado.

O objetivo seria levar o PTB de volta para o Paço diademense e, de quebra, dar sobrevida política aos ex-secretários, que deixaram de ocupar protagonismo na administração e nas articulações eleitorais do governo Lauro.

Até o penúltimo ano da primeira gestão do verde, os petebistas eram representados pela então-vice-prefeita Silvana Guarnieri (ex-PTB, hoje PSB), que acumulava a função de secretária de Assistência Social.

A relação entre o partido – e seu cacique – e o prefeito começou a azedar depois das eleições de 2014, quando Silvana saiu candidata a deputada federal – ficou longe da vitória, com 1.395 votos – a contragosto de Lauro e por orientação de Campos Machado.

Na ocasião, o chefe do Executivo buscava apoio incondicional da máquina à candidatura do hoje vice-prefeito e então vereador, Márcio da Farmácia (PV), que também não foi eleito.

Desde então, Lauro rompeu com Campos. O auge do desentendimento foi no começo do ano passado, quando a briga rendeu uma representação assinada pelo próprio deputado denunciando ao Ministério Público possíveis irregularidades em contratos feitos pela gestão do verde nas áreas de coleta de lixo e de Educação.

No pleito de 2016, a legenda petebista negociou o cargo de vice na chapa de Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), mas acabou aderindo à candidatura de Vaguinho do Conselho (PRB), ambos opositores de Lauro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;