Política Titulo Rodízio de indicações
Vice-presidência da FUABC causa conflito para Marinho

Prefeito tenta emplacar Mindrisz à vaga, mas PT local resiste e busca nome novo ao posto

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
31/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/Arquivo DGABC


Escolha do vice-presidente da FUABC (Fundação do ABC) deflagrou nova crise no PT de São Bernardo. O prefeito Luiz Marinho (PT) tenta emplacar ao cargo Mauricio Mindrisz, ex-presidente da entidade, mas vê setores da sigla rejeitarem seu apadrinhado.

A presidente da entidade será a secretária adjunta de Saúde de Santo André, Maria Aparecida Damaia, apresentada pelo prefeito Carlos Grana (PT), no rodízio de indicações entre Santo André, São Bernardo e São Caetano. Pela tradição, o vice tende a comandar a fundação no próximo mandato. Por isso, desde já há conflito.

A FUABC tem orçamento de R$ 2,1 bilhões, mais do que a maioria das prefeituras da região. Marinho busca recuperar o controle do órgão com a indicação de Mindrisz, presidente entre 2012 e 2014. Porém, grupos internos do PT entendem que Marinho não tem condições de apresentar um nome porque já estará fora da Prefeitura de São Bernardo quando findar o mandato de Cida Damaia, em 2017.

A ala que também tem intenção de apresentar nome à vice-presidência da FUABC é a do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT). Muitos dizem que o parlamentar será o principal expoente da sigla assim que Marinho terminar seu mandato de prefeito, em dezembro de 2016.

Atual presidente, Marco Antônio Santos Silva (PMDB), de São Caetano, pode ser indicado à tesouraria da FUABC. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;