Política Titulo Orlando Morando
Tucanos negam elo da oposição no 1º turno em São Bernardo

Serra, Aloysio, Edson Aparecido e Tobias exaltam candidatura a prefeito de Morando; aliança com Alex só na etapa final

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
25/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Lideranças nacionais e estaduais do PSDB descartaram ontem candidatura única da oposição à Prefeitura de São Bernardo, elevando o nome do deputado estadual Orlando Morando (PSDB) como prefeiturável no ano que vem.

Vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB) sustenta o debate de junção de forças já no primeiro turno entre Morando e o deputado federal Alex Manente, nome colocado ao governo pelo PPS. Para o socialista, essa estratégia minaria qualquer chance de o PT se manter no poder e evitaria qualquer saia justa do governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobre palanque em São Bernardo.

Durante festa de aniversário de Morando, em tradicional restaurante na Rota do Frango com Polenta, os senadores José Serra e Aloysio Nunes, o secretário da Casa Civil do Estado, Edson Aparecido, e o presidente estadual do PSDB, deputado Pedro Tobias, rechaçaram hipótese de aliança na etapa inicial, ressaltando, porém, chance de união de forças em eventual segundo turno.

“O Orlando é grande nome para São Bernardo e vejo muitas coisas no Orlando que eu tenho: é trabalhador, obstinado, um pouco intolerante e palmeirense (risos). Brasil vive crise feia, da economia e da política. Há resgate de projetos que podem fazer a diferença. O Orlando tem essa condição e a hipótese de ele ser candidato é muito boa para São Bernardo”, declarou Serra. “O PT é partido em franco declínio. Temos candidatos valorosos. Em São Bernardo, o Orlando Morando é candidato forte. Tenho certeza que colherá excelente resultado e sairá vencedor”, emendou Aloysio.

Pedro Tobias, que tem cuidado das candidaturas na região de perto, afirmou que aliança com Alex no primeiro turno “não tem a menor condição”. “Orlando é nosso candidato, candidato do PSDB, não tem discussão, nenhuma possibilidade. Se amanhã houver segundo turno, esperamos que o (Alex) Manente apoie o Orlando Morando”. Sobre o pedido de Márcio França, Tobias disse que o socialista “está no direito dele”, mas que a possibilidade é irreal.

Nome destacado por Alckmin para tratar de assuntos eleitorais neste momento, Edson Aparecido vislumbrou elo eleitoral no segundo turno caso só Morando ou Alex avance. “Para nós, São Bernardo é muito importante. Aqui, o PSDB terá seu candidato, que é o deputado Orlando Morando. O Alex Manente é aliado importante, evidentemente. Se pudesse haver aliança entre os dois, disputariam a eleição com muita força. Mas como é eleição de dois turnos, não há problema em ter duas candidaturas e no eventual segundo turno um apoie o outro. Os dois podem até ir ao segundo turno.”

Morando agradeceu às 2.000 pessoas que estiveram no evento e garantiu que Alckmin subirá em seu palanque no ano que vem. “Com todas essas aclamações (à candidatura), fiquei muito feliz. Mas agora é hora de ter calma. É período de consolidação, avanço do projeto. (Para mim) É importante ver isso nessa hora, a classe política está em descrédito. O governador Geraldo Alckmin estará sim no meu palanque, no primeiro turno. É homem muito partidário e sabe da nossa identificação e trabalho para São Bernardo”, finalizou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;