Esportes Titulo Atletismo
Marílson e Murer já falam em recordes
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
21/01/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Eles ainda não competiram em 2011, mas já visam a quebra de marcas pessoais ainda neste ano. Foi o que revelaram ontem Fabiana Murer e Marílson Gomes dos Santos, atletas de São Caetano, durante coletiva na BM&FBovespa para apresentar a nova equipe de atletismo para a temporada - são 89 no total - e o lançamento do site esportivo da instituição.

Fabiana será a primeira a testar os próprios limites já no dia 28, no Madison Square Garden, em Nova York, no 104º Millrose Games, competição em pista indoor (coberta).

"Quero ver se consigo saltar acima dos 4,82 m, recorde sul-americano indoor. Estou bem preparada e me sinto segura. Já está na hora de competir, não aguento mais treinar", brincou ela.

A atleta terá ainda outras quatro chances - todas em fevereiro, na Europa - para tentar quebrar a própria marca: no dia 5, salta em Stuttgart (Alemanha), no dia 12, em Donetsk (Ucrânia), no dia 15, na Polônia e no dia 22, em Estocolmo (Suécia).

A competição da Ucrânia é organizada pelo recordista mundial do salto com vara, Serguei Bubka. A prova deve marcar o reencontro da brasileira com uma de suas principais concorrentes, a russa Yelena Isinbayeva.

"É sempre bom ter atletas fortes nestas provas. Exigem mais da gente, isso é bom. Mas eu e ela (Isinbayeva) temos boa relação. Nos falamos às vezes, sobre treinos, expectativas, inseguranças", revelou. A proximidade existe porque o técnico da russa, Vitaly Petrov, é consultor de Fabiana.

 

PREPARAÇÃO

Após as cinco competições, a brasileira retorna ao Brasil em março e segue a preparação para sua principal disputa do ano, o Mundial de Daegu (Coréia do Sul), de 27 de agosto a 4 de setembro.

Fabiana Murer se preparou durante um mês em centro esportivo de Bragança Paulista, que possui pista coberta, para melhor se adaptar às provas que fará no Exterior em fevereiro.

"Em São Caetano a pista é aberta, tem muito vento lateral. Fica difícil saltar com uma vara de 4 m. Então, fiz essa adaptação lá. Mas quando já tivermos nosso centro de treinamentos em São Caetano, tenho certeza de que o nosso rendimento poderá ser bem melhor", disse ela.

O Troféu Brasil de Atletismo deverá ser o único torneio a ser disputado por Fabiana no País neste ano.

 

OURO

Marílson Gomes dos Santos, que no evento recebeu barra de um quilo de ouro pela conquista da São Silvestre, no dia 31, definiu que mais uma vez vai disputar a Meia Maratona de Nova York, em março. Ele estava em dúvida sobre a participação na prova ou no Mundial de Daegu.

As principais metas do atleta neste ano são bater o recorde pessoal (2h08min32) e obter índice para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.

Em abril, Marílson deve participar da Maratona de Londres. Como ainda não definiu quais serão as prioridades no segundo semestre, o atleta se concentra nas provas de Nova York e Londres, nas quais espera bater a própria marca e se preparar para o Mundial de Daegu.

O atleta conta que após a São Silvestre diminuiu um pouco o ritmo de treinos, mas que aos poucos já está voltando à rotina das corridas.

 

BM&FBovespa garante entrega de centro esportivo neste ano

O diretor presidente do Clube de Atletismo da BM&FBovespa, Edemir Pinto, reiterou ontem o compromisso assumido na parceria com a Prefeitura de São Caetano de construir o centro de treinamento da equipe de atletismo na cidade. A obra consiste na construção de um ginásio coberto de 4.600 m² (com pista de 125 m) no lugar do atual, com 1.500 m², e reforma da pista descoberta.

"O orçamento já está reservado. No início de fevereiro, devemos assinar o contrato (de parceria) com a Prefeitura. A obra deve levar de oito a dez meses. Até fim do ano, queremos entregar esse centro pronto. Temos de fazer isso, até porque em dezembro já começa o período chuvoso e os atletas precisam estar no local apropriado para treinar." As obras estão orçadas entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões.

O ginásio contará com pistas para corridas, salto em altura, distância, triplo com vara e arremesso, além de salas de musculação, fisioterapia, nutrição, psicologia e vestiários.

A nova equipe apresentada ontem tem 89 atletas, sendo 47 no masculino e 42 no feminino. A BM&FBovespa encerrou a temporada passada com 111 representantes.

"No ano passado, ganhamos tudo. Essa redução (no número de atletas) é para aproveitarmos melhor os recursos e melhorar os salários dos atletas", resumiu o diretor técnico Sérgio Coutinho. Em 2012, a equipe terá novo uniforme, na cor amarela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;