Setecidades Titulo Segurança
Shopping usa rottweilers para espantar criminosos
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
18/08/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Além de vigilantes e câmeras de monitoramento, o Shopping ABC, em Santo André, conta agora com cães de guarda para fazer a segurança.

Há cerca de 30 dias, dois rottweilers recepcionam os clientes na entrada principal do shopping, na Avenida Pereira Barreto, na Vila Gilda.

Os animais, um de cada lado da porta, se revezam em companhia dos seguranças, que mantém os cães presos em coleiras.

Os cachorros ficam separados do público que entra e sai do centro de compras apenas por um pequeno cercado.

A funcionária de uma das lojas do shopping, que não aprova a utilização dos cães de guarda, contou que a focinheira foi colocada nos bichos somente há dois dias.

Apesar de poderem ser percebidos, os cachorros surpreendem os visitantes. No intervalo de cerca de meia hora em que a equipe do Diário permaneceu ontem na entrada do shopping, os cachorros latiram repetidas vezes.

"Para mim, não muda nada", afirmou a balconista Lena Matos, 30 anos, que entrou com um bebê no colo.

Segundo a direção do empreendimento, "a medida tem o objetivo de apoiar o sistema de segurança já existente e de tentar coibir ocorrências neste momento de frequentes problemas de Segurança Pública, especificamente próximo de centros de compras e serviços."

Shoppings centers têm sido mesmo alvos constantes de quadrilhas. No sábado, duas joalherias foram roubadas na Zona Norte de São Paulo.

Uma semana depois, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, R$ 100 mil em produtos foram levados de um centro de compras.

Nos meses de junho e julho, a polícia prendeu em Santo André e São Bernardo suspeitos de assaltarem shoppings na Capital.

Para o coronel José Vicente da Silva Filho, ex-secretário Nacional de Segurança Pública, a utilização dos cães oferece menor risco ao visitante do que a presença de vigilantes armados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;