Economia Titulo Débito
Crise aumenta pedidos de recuperação judicial em SP
26/12/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Os estragos trazidos pela crise financeira nas empresas, como dificuldade para pagar e receber e falta de capital de giro, têm aumentado a procura por recuperação judicial. Segundo dados do Tribunal de Justiça, em São Paulo, as duas varas especializadas registraram, de 1.º a 19 de dezembro, seis pedidos de recuperação. No ano passado, foram dois processos distribuídos nesse período.

O total de pedidos na Capital paulista em 2008 chegou a 54 - oito a menos que o ano passado. O mecanismo, criado em 2005, visa a aumentar as chances de sobrevivência de companhias em falta com credores, sem a necessidade de entrar em falência.

Nos escritórios de advocacia, o número de consultas sobre a possibilidade de pedir a recuperação na Justiça também cresce. Na banca Limongi Wirthmann Vicente, desde o início da crise, pelo menos cinco empresas buscaram a medida.

"Nosso trabalho dobrou", diz o advogado Edemilson Vicente. Segundo ele, a opção pelo instrumento ocorre após tentativas frustradas de negociação com fornecedores. "O empoçamento do crédito trouxe insolvência a muitas empresas."

Na recuperação judicial, a companhia apresenta um plano para restabelecer o negócio e, após o aval da Justiça e dos credores, pode renegociar seus débitos. "A recuperação dá mobilidade à empresa na hora da crise, com a possibilidade de alongamento das dívidas", explica Vicente.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;