Esportes Titulo Jogos Abertos
S.Caetano: insuperável em Piracicaba
Por Nilton Valentim
Enviado a Piracicaba
24/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A conquista do 12o título dos Jogos Abertos o Interior por São Caetano foi marcada pela tranqüilidade. Somente nos primeiros dias a campeã não esteve na primeira colocação, foi quando São Bernardo, vice na classificação gera da Olimpíada Caipira, assumiu provisoriamente a ponta da tabela.

Santo André foi quinto na segunda divisão. Mauá terminou em 13o e Diadema foi a 45a colocada. As duas cidades do Grande ABC que disputaram divisão de elite fizeram valer a força de seus elencos. São Caetano, com atletas de ponta, como Fabiana Murer e Juliana Gomes dos Santos, dominou as prova de atletismo. Mandou também no caratê - que foi a modalidade que definiu o título -, taekwondo, tênis e futsal, além de conquistar pontos importantes em modalidades como o vôlei e a natação.

Apesar do domínio dos Jogos, os dirigentes da cidade tiveram seus momentos de preocupação. "Esse ano, tivemos o problema da bocha, que infelizmente inscreveu um atleta com documentação irregular e o futebol, que contou com uma equipe sub18, já que o sub-21 está disputando as finais do Estadual, e foi eliminada. Nestas duas modalidades perdemos 18 pontos, mas, mesmo assim, conquistamos o título", afirmou o diretor de Esportes e Turismo, Mauro Chekin.

São Bernardo venceu a luta olímpica, surpreendeu no judô feminino por equipes e no ciclismo feminino. Chegou à final do futebol masculino, uma modalidade que não vinha aos Abertos há pelo menos três anos, foi bem também nos dois handebol (masculino e feminino), mas enfrentou problemas no boxe - atletas com documentação irregular -, mesmo assim, conquistou o vice com grande vantagem de pontos sobre o segundo colocado.

"Conquistamos a colocação que esperávamos. Tentamos combater São Caetano de todas as formas. Mas o vice-campeonato está de muito bom tamanho", afirmou o chefe da delegação, José Maria Passos.

"Tivemos alguns destaques importantes, como a natação PPD (portadores de deficiência física) e o futebol, que chegou à disputa do título, mas que infelizmente perdeu nos pênaltis", completou.

Segunda divisão - Santo André, que buscava o acesso para a elite dos Jogos - os dois primeiros sobem - , ficou apenas em quinto lugar e irá permanecer entre os times da segunda divisão em 2009.

Mesmo assim, a cidade conquistou vitórias importantes. O basquete masculino e o judô feminino e o tênis de mesa foram campeões. A ginástica artística e a capoeira ficaram com o vice. Mauá surpreendeu com o vôlei de praia, campeão no masculino e feminino, e também com o tênis. A cidade chegou à final e acabou vice-campeã, perdendo para Suzano. Diadema foi bem no vôlei masculino que trouxe a medalha de bronze dos Jogos de Piracicaba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;