Setecidades Titulo Religião
No Riacho Grande, procissão comemora Dia de São João Batista

Aproximadamente 250 fiéis
participaram do ato em São Bernardo

Por Fabio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O aniversário de São João Batista foi homenageado na noite de ontem em procissão que contou com a presença de cerca de 250 pessoas no Riacho Grande, em São Bernardo. A caminhada pelas ruas do bairro começou por volta das 19h30 e foi encerrada às 20h, quando foi iniciada celebração de missa na paróquia em homenagem ao santo.

De acordo com a fé católica, São João Batista era filho de Zacarias e Isabel – ambos desacreditados de que a gravidez seria bem-sucedida em razão da idade avançada da mãe. O arcanjo Gabriel, então, teria garantido a Zacarias que a criança nasceria saudável e que deveria se chamar João. “Ele é o maior dos profetas, pois veio preparar os caminhos do Senhor. Ele fez a ponte entre o Antigo e o Novo Testamento”, comenta o frei Sérgio Luiz Malacarne. Devido ao frio e ao consequente uso de fogueira em suas comemorações, o dia de São João Batista foi incorporado às tradições juninas, ao lado de São Pedro e Santo Antônio.

As homenagens ao profeta já fazem parte da rotina dos moradores do Riacho Grande. “Vivo aqui desde 1968 e, desde então, participo. Sou devota dele e de muitos outros santos”, afirma a dona de casa Zenir Halk, 75 anos. Ela salienta que a caminhada é movida pelos pedidos de fé e prosperidade para familiares e outras pessoas queridas.

“O que me move é a fé, pois foi São João Batista quem introduziu o sacramento do batismo”, acrescenta a dona de casa Aparecida Osco, 73. A tradição faz com que o catolicismo seja renovado em sua família, já que todos os filhos foram batizados e participaram dos processos de aprendizagem da religião, como o catecismo e a crisma.

Já o ajudante Vandro da Silva, 42, enaltece a participação popular como um dos principais atrativos para comparecer à procissão anual. “O envolvimento da comunidade é muito importante, pois as famílias se reúnem aqui em nome da fé”, opina Silva, que reside no bairro há 22 anos.

Os jovens também marcaram presença na caminhada. A advogada Mariana Camila da Silva, 27, participa do evento desde criança e avalia que, nos últimos anos, a juventude tem sido mais presente. “O papa Francisco é um dos grandes responsáveis por fazer esse pessoal retornar à Igreja. Acho que o que faltava era justamente esse diálogo com os mais novos”, comenta. Francisco iniciou o papado em março de 2013, em substituição a Bento XVI. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;