Economia Titulo
Espanha, Argentina e México fecham acordo sobre YPF
Por
26/11/2013 | 05:36
Compartilhar notícia


Os governos de Espanha, Argentina e México chegaram a um acordo provisório sobre a compensação a Repsol pela expropriação de 51% das ações de sua antiga filial argentina YPF em abril do ano passado.

Durante uma reunião em Buenos Aires, as partes estabeleceram o montante a ser pago a Repsol pela participação na YPF. O valor ainda deverá ser aprovado pelo conselho da Repsol.

O encontro reuniu o ministro de Indústria da Espanha, José Manuel Soria, com o novo ministro da economia argentino, Axel Kicillof. O recém-nomeado chefe de gabinete do governo argentino, Jorge Capitanich, o secretário-geral e técnico, Carlos Zannini, e o presidente da YPF, Miguel Galuccio e os principais executivos da YPF, da Repsol e da Petróleos Mexicanos (Pemex) também participaram da reunião. O principal acionista da Repsol, Isidro Fainé, presidente do banco espanhol Caixabank, esteve presente.

A Repsol, que detém 12% de participação na YPF, informou que analisará a proposta em uma reunião de conselho nesta quarta-feira e que vai tomar uma decisão baseada no que considera melhor para a empresa e os seus acionistas.

O montante da indenização não foi divulgado. De acordo com o jornal espanhol El Mundo, a YPF pagará cerca de 3,7 bilhões de euros (US$ 5 bilhões) de indenização.

Um acordo final sobre a indenização poderia ajudar a melhorar as relações entre Espanha e Argentina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;