Márcio Bernardes Titulo
Campeão! Com muito orgulho!

Recebi na Transamérica e no meu site diversas mensagens de corintianos dizendo que não comemorariam o título da Série B

Por Especial para o Diário
11/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Recebi na Transamérica e no meu site diversas mensagens de corintianos dizendo que não comemorariam o título da Série B. Eles estão relegando para segundo plano a conquista que se consumou no último sábado.

Qualquer título deve ser comemorado, exaltado e reverenciado. Pode ser da Série A, B ou C. Pode ser de ping-pong, bocha ou futebol.

Vergonhosa foi a queda no ano passado. O dia 2 de dezembro de 2007 deveria ser esquecido. Resultado de tantos erros e de uma má gestão, a torcida foi obrigada a passar o ano de 2008 sem ver o seu time entre os grandes do futebol.

A Fiel, como havia prometido, realmente não abandonou a equipe e o público médio nos jogos como mandante ou visitante foi superior ao do ano passado.

Todos os números deste ano são sensacionais: melhor defesa com 23 gols sofridos; melhor ataque com 71 gols marcados, 34 jogos, 22 vitórias, dez empates e apenas duas derrotas, somando até agora 76 pontos.

Os corintianos devem guardar duas datas significativas: 25 de outubro, quando o Timão confirmou seu retorno à Série A. E 8 de novembro, quando quatro rodadas antes de acabar a competição, tornou-se campeão do Brasileiro da Série B.

SORTE DE CAMPEÃO
Os próprios são-paulinos reconheceram que o time não jogou bem contra a Portuguesa. Mas quando os deuses estão de plantão nada impede o sucesso. O segundo gol saiu além do tempo regulamentar na primeira etapa. O terceiro, da vitória, veio aos 42 da segunda. E ainda teve nos segundos finais uma bola na trave de Rogério Ceni.

DECEPÇÃO VERDE
O Palmeiras decepcionou no domingo. Além de não ter merecido vencer, único resultado que o deixaria na luta pelo título, encontrou um adversário disciplinado taticamente e que fez um gol inesperado.

O Grêmio voltou a lutar pelo Brasileiro, encostou no São Paulo e distanciou o Palmeiras do Tricolor. Faltando quatro rodadas, a tabela, pelos adversários, conspira contra Palmeiras e Grêmio e flerta com o São Paulo.

É verdade que o jogo só acaba quando termina. E as surpresas no futebol acontecem sempre. Mas a decepção dos palmeirenses deve ser debitada aos próprios erros da equipe que perdeu jogos inesperados e impossíveis.

Vanderlei Luxemburgo assumiu que agora resta lutar por uma vaga na Libertadores. Ele ainda terá de agir com habilidade para contornar o mal-estar criado pelo goleiro Marcos, em paz com a torcida, mas a cada dia criando problemas internos com um grupo demasiadamente heterogêneo.


Márcio Bernardes é âncora da rede Transamérica de Rádio e professor universitário. www.marciobernardes.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;