Memória Titulo
Gente

Waldemir Wilson Pavanello, alfaiate e músico. Natural de Itobi (SP), nascido em 9 de novembro de 1936

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Santo André
Waldemir Wilson Pavanello, alfaiate e músico. Natural de Itobi (SP), nascido em 9 de novembro de 1936. Veio para Santo André com a família em 1958. Aqui já estavam, desde 1932, as famílias dos tios marceneiros, Ildo e Mário Acquaviva.

Waldemir desenvolveu o ofício de alfaiate em São Caetano, primeiro como empregado das Lojas Centenário e depois com atelier próprio. No conjunto, quase 40 anos de trabalho na Avenida Francisco Matarazzo. Nos momentos de lazer, a música. Ele tocou na orquestra de Antonio Giordan, de Santo André, e presenteou a coluna Memória com duas belas fotos de músicos em ação. As fotos serão publicadas na virada do ano e no Carnaval.

São Caetano
Gioconda Labecca é a nova presidente da Academia de Letras da Grande São Paulo, com sede em São Caetano. Ela dirigirá o órgão nos próximos dois anos. Gioconda é professora, assistente social e poeta. Possui 26 livros publicados, entre os quais Mensagens de Amor, Sonetos Escolhidos, Apassionata e A Inconfidência Mineira. Seu estilo: poesia clássica.

Ribeirão Pires
Ayrton Abílio, o Sereno. Natural de Potirendaba, terra da estrela Hortência. Partiu este ano e não participará, hoje, da festa que leva o seu nome: a Festa do Sereno do futebol. Da festa participarão esportistas locais da velha guarda, entre eles Ademar Bertoldo e que recepcionarão companheiros da Bahia e do Clube Atlético Indiano, de São Paulo. A programação: 9h, futebol no Ribeirão Pires FC; 14h, churrasco no Sítio do Ricieri.

São Bernardo
Reinaldo Alschefsky Marques, artista plástico, natural de Santos, recebe hoje o título de Cidadão São-Bernardense, em solenidade a ser realizada às 10h na Câmara Municipal. Uma carreira que contabiliza 63 anos de desenho, 50 de pintura em tela e 22 de aulas de desenho e pintura. A homenagem partiu do vereador Lenildo Magdalena.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Hoje é o aniversário de Ibirá e de Ourinhos.

EM 13 DE DEZEMBRO DE...

1968 - Presidente Costa e Silva assina o Ato Institucional nº 5 dando a ele poderes absolutos e suspendendo garantias constitucionais. O Congresso Nacional é fechado.

HOJE

Dia do Deficiente Visual, Dia do Marinheiro, Dia do Pedreiro, Dia do Lapidador e Dia Nacional do Forró.

SANTOS DO DIA

Luzia ou Lúcia, Antíoco, Odila (ou Otília) e João Marimoni.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 13 de dezembro de 1978

Manchete - AI-5 em véspera de extinção ainda pode vir a ser acionado

Editorial - AI-5, nos extertores, não merece compaixão

Mauá - Moradores do Parque das Américas reivindicam uma estação ferroviária.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7) - Memória. A história e a música de Miltinho. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 9h; com reprise amanhã, às 17h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. A história das primeiras emissoras de rádio de São Paulo: a série foi tão boa que teremos nesta audição o sexto programa. Edição e montagem, Amauri Rodelli; assistente de produção, Débora Raposo; produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 11h30 e às 23h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. O Natal pelo Brasil: das serras gaúchas a Curitiba, de Campos do Jordão à capital paulista. Apresentação, Geraldo Nunes, produção, Valéria Rambaldi; mixagens, Anderson Wendell. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h, com reprises às 2ª, 4ª e 6ª feiras, às 2h da madrugada. Na internet: territorioeldorado.com.br .

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Uma retrospectiva da propaganda de Cobertores Parayba e Leite Mococa, dos anos 1960. Ronnie Cord canta "Rua Augusta" (composição de Hervê Cordovil). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .


Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;