Nacional Titulo
Macacos encontrados mortos no DF não tinham febre amarela
Por Da Agência Brasil
28/12/2007 | 16:13
Compartilhar notícia


Pelo menos cinco dos seis macacos encontrados mortos no Distrito Federal não tinham febre amarela. É o que garantiu o subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Joaquim Carlos Barros Neto.

"Os exames preliminares, inclusive as necrópsias dos macacos mortos, apontam para outro tipo de causa mortis que não a febre amarela. Os quatro símios encontrados no Park Way morreram devido a intoxicações, possivelmente causadas por agrotóxico. E o que foi encontrado no Parque Nacional morreu devido a uma infecção generalizada. Não se trata de febre amarela", explicou.

O Parque Nacional, ou Água Mineral, como é mais conhecido, foi fechado nesta sexta-feira por tempo indeterminado por recomendação das secretarias de Saúde do Distrito Federal e de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Além do macaco encontrado morto no local, e já examinado, a secretaria de Saúde recebeu relato de pelo menos mais um caso de macaco visto carregando um filhote morto. Como ele não foi encontrado, foi recomendado o fechamento do Parque Nacional, já que a possível presença de mosquitos Aedes aegipty no local possibilitaria que pessoas fossem infeccionadas caso o vírus da febre amarela estivesse presente no Parque.

Neto informou que a secretaria ainda aguarda os resultados dos exames das vísceras e do sangue dos animais, mas ressaltou que "ao que tudo indica, não havia o vírus da febre amarela nesses animais".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;