Internacional Titulo
França tem nova noite de violência; estado de emergência é prorrogado
Por Da AFP
14/11/2005 | 09:38
Compartilhar notícia


Pelo menos 271 veículos foram queimados e 112 detenções realizadas na noite de domingo para segunda-feira na França até às 04h00 locais (01h00 Brasília) contra os números de 315 e 161 respectivamente da noite anterior, de acordo com balanço da polícia nacional.Cinco policiais ficaram feridos durante a décima oitava noite de violência urbana. Na véspera, dois policiais tinham sofrido ferimentos.

Do total de carros incendiados, 62 foram na região e 209 nas provinciais. O balanço definitivo da noite anterior foi de 298 carros incendiados nas províncias e 76 na região parisiense, ou seja, 374 no total. No mesmo dia 206 pessoas foram presas.

Após mais uma noite de violência na França o governo aprovou uma extensão do estado de emergência decretado em 8 de novembro para fazer frente aos distúrbios nas periferias urbanas do país.

A medida, que deve ser submetida previamente ao parlamento, entraria em vigor a partir de 21 de novembro, data em que termina o período de emergência atualmente em vigência.

Segundo a lei de 3 de abril de 1955, o governo pode declarar estado de emergência por decreto por um período máximo de 12 dias e "a prorrogação do estado de emergência para mais de 12 dias só pode ser autorizada pela lei" votada pelo Parlamento, segundo o texto.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;