Memória Titulo
Colorado, santista, enciclopédia...

Começa a Semana Jurandir Martins, que de propósito fizemos...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Começa a Semana Jurandir Martins, que de propósito fizemos coincidir com o almoço semestral dos jornalistas veteranos, que se dará hoje na Rota do Frango com Polenta, em São Bernardo. 
Jurandir é gaúcho, colorado e santista. Torce pelo Inter e pelo Santos que ele acompanhou (e acompanha) no dia a dia. Uma carreira de radialista, tem Jurandir, que começou na antiga Rádio Independência, de São Bernardo, avançou pela fase dos Craques do Rádio, da Diário e tem sequência pela Rádio ABC.

O que mais admiramos em Jurandir, além da sua lealdade e amizade, é a memória privilegiada para destacar campeonatos - regionais, estaduais e nacionais - com as fases boas ora de um, ora de outro clube. Ele e o Divanei Guazzelli (redação impecável, reportagens clássicas deixadas aqui no Diário) formam a memória detalhista do futebol profissional do Grande ABC, completada pela preocupação do Edélcio Cândido com o futebol amador.

Divaldo Bizzoto - o que pesquisa a memória do futebol de São Bernardo: você não pode deixar de ouvir Jura, Guazzelli e Edélcio nesta sua caminhada.

Mas a semana é do Jurandir Martins. Ele estará conosco hoje, no frango com polenta. Este moço, que já foi modelo profissional, precisaria ser melhor aproveitado por tudo o que representa não apenas no futebol.
Aleksandar Jovanovic, que editou a página política no Diário, tinha em Jurandir uma fonte importantíssima. Jura gravava as entrevistas para a Rádio Diário, e o Alecks publicava os depoimentos no dia seguinte aqui no jornal, ora abrindo a sua coluna, ora como manchete.

Arte - O logotipo da Semana Jurandir Martins foi produzido por Agostinho Fratini, do Departamento de Artes do Diário, que envia o seguinte recado: "Como o Jurandir é ‘o cara' resolvi fazer uma intervenção na foto. Veja o que você acha".
Aprovado, Agostinho. Ficou excelente.

AMANHÃ NA SEMANA JURANDIR MARTINS
Os Craques do Rádio preparam-se para mais um voo pelo futebol nacional.

CONSCIÊNCIA 
Neste Dia da Consciência Negra, um trabalho acadêmico gerado neste ano e que merece ser conhecido: Escravidão na Contemporaneidade, dos alunos da Uniesp/São Bernardo, apresentado à disciplina de Antropologia, com orientação da professora Dalva Siqueira.

Os alunos analisam a lei assinada em 13 de maio de 1888, que abolia a escravidão. "A lei ficou somente no papel", destacam os alunos. Nos vários capítulos da dissertação, são desenvolvidos temas como A vida na escravidão, Trabalho escravo e a legislação, Tráfico sexual de mulheres e meninas e Trabalho infantil.
‘Vidas roubadas', de Binka Le Breton, é uma das citações.

Em conclusão: "O problema (da escravatura) persiste, embora se apresente de forma diferente da ocorrida até o século 19. Mostra disso são os mais de 36 mil trabalhadores resgatados em situação análoga à de escravos desde 1995, segundo dados do Ministério do Trabalho".

Assinam o trabalho: Danielly Kelly da Silva, Débora Marqueda, Gabriela Lopes, Isabela Roca, João Henrique Medice, Marcelo Mantovani Peres, Maria Luiza Costa, Nacib Orra e Renato Assis Ginez Fabretti.

NOSSOS REPUBLICANOS (4)
* Joaquim Antonio de Lima
* Manoel Joaquim de Lima
* Daniel Beber Felisbino, negociante
NOTAS
Nomes que assinaram o pedido coletivo do Grande ABC de 1889 para a elevação da freguesia de São Bernardo à condição de município.
Original, com 97 assinaturas, mantido pelo Arquivo do Estado, com cópia na Seção de Memória e Pesquisa da Prefeitura de São Bernardo.

HOJE - Dia Nacional da Consciência Negra; Dia de Zumbi dos Palmares, morto em 1694; Dia Nacional de Combate ao Racismo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 20 de novembro de 1982 - Nº 5.061
Santo André - Newton Brandão, prefeito eleito, festeja vitória com passeata pela cidade, em companhia do vice José Amazonas e de Durval Daniel, coordenador de sua campanha.
São Bernardo - Vitória de Aron Galante confirmada às 4h da madrugada - foi o mais votado entre os três candidatos do PMDB.
Movimento Estudantil - Em greve, estudantes querem reformulações no currículo da Fundação Universitária do ABC.

EM 20 DE NOVEMBRO DE...
1935 - Fundado o General Motors Esporte Clube, para congregar os funcionários da GM brasileira, com fábrica em São Caetano.
1972 - Incêndio destrói parcialmente as instalações da indústria de móveis Lafer, em São Bernardo.

MUNICÍPIO PAULISTA 
Auriflama: elevado a município em 1954, quando se separa de General Salgado.

SANTOS DO DIA 
Ambrósio de Camaldoli, Edmundo (rei e mártir), Félix de Valois e Otavio.
Fontes - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br.
Ilustração - Nossa Senhora do Rosário. Quadro a óleo, provavelmente do século 18. Procedente da Capela da Fazenda São Matias ou da Feiticeira, Ilha Bela, São Paulo, fundada em 1682.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SÃO BERNARDO
Antonio Cacciaguerra, 88. Natural de Amparo (SP). Dia 14. Crematório de Vila Alpina, Capital.
Maria da P.Siqueira da Silva, 87. Natural de Campos dos Goytacases (RJ). Dia 16. Cemitério dos Coqueteiros (RJ).
Onofre Pinto da Silva, 86. Natural de Taquarituba (SP). Dia 18. Parque dos Pinheiros, Capital.
Adelson Vieira da Silva, 83. Natural de Matões (MA). Dia 14. Jardim da Colina.
Arnaldo Garcia, 79. Natural de Capetinga (MG). Dia 15. Cemitério de Vila Euclides.
Ingrid Bakhit Ragi Fakhouri, 77 anos. Natural do Egito. Dia 14. Jardim da Colina.
Eliodorio F. dos Santos, 76. Natural de Ibitiara (BA). Dia 15. Cemitério do Baeta.
José Pinto de Oliveira, 74. Natural de Itatinga (SP). Dia 15. Jardim da Colina.
Aristides Araújo Campos, 71. Natural de Poções (BA). Dia 14. Cemitério dos Casa.
Jandira Vicentina de Oliveira, 68. Natural de São Paulo (SP). Dia 18. Cemitério de Vila Euclides.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Dolores Medina Saloio, 94. Natural da Espanha. Dia 18.
Armando Ultimo Campion, 86. Natural de Bragança Paulista (SP). Dia 13.
João Carlos Polly, 80. Natural de São Paulo (SP). Dia 12. 
Bernardo Nabarrete Garcia, 78. Natural de São Caetano. Dia 14.
Annita Nicola Spasso, 72. Natural de São Paulo (SP). Dia 15.

DIADEMA
Julia Sousa Santos, 61. Natural de Nova Canaã (BA). Dia 17, em São Bernardo. Vale da Paz.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;