Cultura & Lazer Titulo
25 anos sem Lennon
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
26/11/2005 | 15:30
Compartilhar notícia


O sonho hippie pode ter acabado há muito tempo, mas o interesse do mercado e a relevância de John Lennon para a cultura pop continuam imensuráveis às vésperas do 25º aniversário da morte do ex-beatle, assassinado a tiros em 8 de dezembro de 1980, em frente ao prédio em que morava em Nova York (EUA), o soturno Edifício Dakota. A EMI já anunciou que, a partir do próximo dia 6, todo o catálogo da carreira solo de Lennon estará disponível na internet para downloads legais, em sites como o Napster, o MSN Music e o Yahoo Music.

A mais recente coletânea com os grandes sucessos da carreira do músico, Working Class Hero: The Definitive Lennon, também deve estar disponível para download por celular nas próximas semanas. O disco, duplo e em versão remasterizada, foi lançado no início de outubro, na esteira das comemorações do aniversário de Lennon, que completaria 65 anos no dia 9. A EMI também relançou outros discos do artista como Walls and Bridges, de 1974, e Sometime in New York City, produzido em 1972.

No cinema já está em fase de pré-produção o filme Chapter 27, do diretor e roteirista Jarrett Schaefer, que tratará o assassinato do ponto de vista do criminoso, Mark Chapman. Na telinha, Chapman será interpretado pelo ator Jared Leto (O Senhor das Armas). Lindsay Lohan (Herbie: Meu Fusca Turbinado) viverá uma jovem fã que se torna sua amiga no fim de semana em que ele comete o crime.

O título do filme faz alusão ao livro pelo qual o assassino de Lennon era obcecado, The Catcher in The Rye (O Apanhador no Campo de Centeio), do escritor beatnick J.D. Sallinger. Depois de disparar cinco tiros contra o músico, Chapman, condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos, deixou o revólver calibre 38 na calçada, pegou o livro e retomou a leitura tranqüilamente.

Homenagens – O canal GNT (Sky) prestará suas homenagens com uma série de documentários sobre Lennon e os Beatles. No próximo dia 5, a emissora exibe, às 21h, John & Yoko: Give Peace a Chance, sobre a famosa lua-de-mel que o casal passou na cama (conhecida como bed-in), em nome da paz. No dia seguinte, no mesmo horário, Imagine, Imagine, que traz imagens inéditas de Lennon com Mick Jagger e o cotidiano do ex-beatle com a mulher em sua mansão na Inglaterra. Concluindo o ciclo, nos dias 7 e 8, será a vez de Os Segredos dos Beatles, que tenta mostrar o lado obscuro, repleto de sexo, drogas e rock ‘n’ roll.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;