Internacional Titulo
Rússia ratifica acordo de desarmamento nuclear
Por Do Diário do Grande ABC
14/04/2000 | 11:31
Compartilhar notícia


A Duma russa (câmara baixa do parlamento) ratificou, nesta sexta-feira, a pedido do presidente Wladimir Putin, o acordo de desarmamento nuclear russo-americano START II firmado em 1993, por maioria de 288 deputados em um total de 450, sendo 131 abstençoes.

O tratado compromete a Rússia e Estados Unidos a eliminarem milhares de suas ogivas nucleares e abrir caminho para uma reduçao maior de armamentos. O documento, ratificado pelo Senado dos EUA em 96, deve agora ser aprovado pelo Conselho da Federaçao Russa.

Por sua parte, o presidente russo Vladimir Putin, em pronunciamento na Duma, disse que a Rússia se retirará dos acordos de desarmamento estratégicos e eventualmente táticos, entre eles START II, se os Estados Unidos desrespeitarem o tratado antimísseis ABM. O acordo prevê a reduçao de dois terços dos arsenais nucleares estratégicos russo e americano.

Washington deseja emendar o tratado para poder construir um sistema limitado de defesa contra mísseis. "Quero enfatizar que, neste caso, teremos o direito e nos retiraremos nao apenas do START II, mas de todo o sistema de tratados sobre limitaçao e controle de armas estratégicas e convencionais", declarou Putin.

Firmado pelos presidentes americano George Bush e russo Boris Yeltsin, o START II é um prolongamento do START I, firmado em julho de 1991 entre Bush e Mikhail Gorbachov, e prevê diminuir o número de ogivas nucleares a 3.500 para Estados Unidos e 3.000 para Rússia até o final de 2007 e prepara o terreno para que as naçoes elaborem um tratado adicional - START III - sobre novas reduçoes.

Os comunistas e seus aliados pediram aos legisladores para nao aprovarem o START II sob o argumento de que o acordo debilitaria a Rússia e daria aos Estados Unidos uma enorme vantagem militar. Os políticos de centro rejeitaram o argumento alegando que a ratificaçao era do maior interesse do país.

Os comunistas vetaram a ratificaçao do START II durante 11 anos, mas nas eleiçoes de dezembro perderam a maioria na Duma. Putin, vencedor das eleiçoes presidenciais de março, pediu uma rápida aprovaçao do acordo e a nova maioria de centro atendeu ao apelo.

O presidente russo deu máxima prioridade à aprovaçao do START II e seu êxito deve lhe dar credibilidade no Ocidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;