Cultura & Lazer Titulo
Festival de Berlim é prova de fogo para ‘Tropa de Elite’
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
07/02/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Passada a polêmica acerca da pirataria e dos métodos policiais no combate ao tráfico, chega a hora de Tropa de Elite, título mais visto no País em 2007, ser avaliado apenas – ou principalmente – por seu valor cinematográfico.

A produção do carioca José Padilha está entre 26 títulos da mostra oficial do 58º Festival de Berlim, que começa hoje. A abertura é de Shine a Light, documentário da banda britânica Rolling Stones dirigida por Martin Scorsese (esse, assim como mais quatro filmes da mostra principal, não compete).

Se Tropa de Elite conseguir ultrapassar as festejadas produções de Paul Thomas Anderson (Sangue Negro, também candidato ao Oscar), Mike Leigh e Phillipe Claudel, Padilha conquistará o mesmo feito do conterrâneo Walter Salles, que levou o Urso de Ouro por Central do Brasil exatamente há dez anos. Na mesma edição, Fernanda Montenegro ganhou o Urso de Prata de Melhor Atriz.

A produtora internacional do longa, a Weinstein Co. negociou de maneira agressiva a inclusão do longa na mostra alemã. Era certa a participação no Festival de Sundance, realizado em janeiro. Quando o filme foi confirmado entre os candidatos ao Urso de Ouro, deu adeus à premiação independente de Robert Redford. A Weinstein Co. é a nova empreitada dos irmãos Harvey e Bob, ex-Miramax, selo que apadrinhou Cidade de Deus internacionalmente.

Desde 1964, quando Os Fuzis, de Ruy Guerra, ganhou o prêmio extraordinário do júri, o País contabiliza nove ursos. Brasil Ano 2000 (1969), Toda Nudez Será Castigada (1973) e o curta Ilha das Flores (1990), de Jorge Furtado, ganharam Ursos de Prata. A Queda Brazil (1978) levou prêmio especial do júri.

Além de Fernanda Montenegro, as atrizes Marcélia Cartaxo (A Hora da Estrela, 1986) e Ana Beatriz Nogueira (Vera, 1987) foram premiadas pela atuação.

Fora da mostra competitiva, o País também faz bonito. De Lúcia Murat, Maré, Nossa História de Amor está no Panorama. Na seção Generation, voltada a crianças e adolescentes, estão listados Mutum e Cidade dos Homens.Estômago, o vencedor do Festival do Rio de 2007, está na seção Eat, Drink, See Movies, ao lado de Mr. Bené Goes to Italy. Os curtas Café com Leite e Tá são candidatos ainda ao Teddy, prêmio dos filmes de temática gay.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;